EsportesFutebol

Agora é Oficial: Dorival Junior está demitido da seleção brasileira de futebol

Agora é Oficial: Dorival Junior está demitido da seleção brasileira de futebol

Agora é Oficial: Dorival Júnior demitido da seleção brasileira após vexame histórico | Reprodução/CBF TV

Agora é oficial: o treinador Dorival Júnior está demitido da seleção brasileira de futebol, juntamente com outros membros de sua comissão técnica. Especificamente, Lucas Silvestre (filho do treinador), Pedro Sotero, como também o preparador físico Celso Rezende.

A decisão foi tomada após reunião entre o presidente Ednaldo Rodrigues, da CBF, juntamente com o diretor de seleções, Rodrigo Caetano e Dorival Júnior, na sede da entidade, na Barra da Tijuca. Apesar de muito cogitada, não ocorreu a demissão de Rodrigo Caetano do cargo. Igualmente, permanece no cargo o ex-zagueiro Juan, atualmente gerente de futebol da CBF.

 

“A Confederação Brasileira de Futebol informa que o técnico Dorival Júnior não comanda mais a Seleção Brasileira. A direção agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira. A partir de agora, a CBF vai trabalhar em busca do substituto”, disse a entidade em nota à imprensa, às 17h41.

 

Até então, não haveria substituto definido. Entretanto, sabe-se que o italiano Carlo Ancelotti, sonho de consumo de Ednaldo, não virá. Atualmente treinador do Real Madrid, Ancelloti declarou que está 100% focado no clube e em cumprir seu contrato.

Diante disso, a CBF estaria buscando pelo português Jorge Jesus, ex-treinador do Flamengo. Para ajudar a consumar a negociação, o ex-dirigente do Flamengo, Marcos Braz, estaria intermediando o contato com o mister.

Jorge Jesus - Alexandre Vidal-Flamengo

Mister Jorge Jesus, o mais cotado para fazer milagre na seleção brasileira no lugar do demitido  oficial Dorival Junior | Divulgação/CR Flamengo/Alexandre Vidal

(Já) Era Dorival: início e fim

Dorival Júnior assumiu a seleção brasileira em janeiro do ano passado. Em seu discurso inicial, falou sobre a força do futebol brasileiro e de sua capacidade de se reinventar.

Além disso, convocou o torcedor para viver e acreditar mais na seleção, assumindo, como compromisso, fazer o melhor para construir “uma equipe confiável e que transmitisse credibilidade”. Infelizmente, o jogo contra a Argentina resumiu seu trabalho: convocação sem credibilidade alguma e um bando em campo e no banco de reservas nada confiável.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

Um ano e dois meses após esse período, Dorival realizou 16 jogos, e teve aproveitamento de 58,3%. Em suma, sete vitórias, duas derrotas, sete empates, 25 gols marcados e 17 sofridos – 5 destes nos últimos dois jogos. O mesmo número de derrotas que Tite teve em seis anos à frente da seleção. Aliás, falando em Tite, o treinador encerrou seu ciclo com 81% de aproveitamento: 60 vitórias, sete derrotas e 15 empates.

Para consolo de Dorival Júnior, seus números mostram, ao menos, que houve evolução positiva quando comparados ao pequeno trabalho de Fernando Diniz, que após seis jogos deixou o comando da equipe com 38,8% de aproveitamento.

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emEsportes