Acidentes de trânsito no Brasil somam 453 mil em 2025

Acidentes de trânsito no Brasil somam 453 mil em 2025 | Rovena Rosa/Agência Brasil
Dados preliminares indicam que, em 2025, o Brasil já contabilizou 453 mil acidentes de trânsito, segundo o Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Entre janeiro e maio, 7,4 mil ocorrências foram fatais, representando uma queda de 3,67% em relação ao mesmo período de 2024.
Especialistas alertam, entretanto, que milhares de vítimas sobrevivem com sequelas, exigindo longos processos de reabilitação.
Impacto na saúde pública
Segundo Flávio Adura, diretor Científico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), os acidentes têm impacto significativo na saúde pública.
“Em 2024, 227.656 internações hospitalares no SUS foram registradas por sinistros de trânsito. Ou seja, a cada dois minutos, uma vítima precisa de atendimento de emergência. Nos últimos dez anos, o SUS contabilizou 1,8 milhão de internações, com despesas hospitalares diretas de R$ 3,8 bilhões”, disse Adura.
O especialista destaca que jovens do sexo masculino, principalmente motociclistas, representam mais de 60% dos atendimentos, seguidos por pedestres (16%), ciclistas e ocupantes de automóveis (7% cada).
-
Motoristas: mais comuns lesões cervicais e múltiplos traumatismos.
-
Pedestres e ciclistas: predominam fraturas e lesões de coluna.
-
Motociclistas: politraumatismos.
Reabilitação e qualidade de vida
De acordo com Bruno Oliveira, coordenador geral de fisioterapia da faculdade Estácio no Rio de Janeiro, a reabilitação é essencial para reduzir sequelas e garantir qualidade de vida.
“Muitas vezes, essas situações deixam limitações de movimento ou até amputações. A atuação do fisioterapeuta acelera a recuperação, favorece a independência e apoia o retorno às atividades diárias e profissionais”, explicou.
Semana Nacional de Conscientização do Trânsito
A Semana Nacional de Conscientização do Trânsito terminou nesta quinta-feira (25), iniciada em 18 de setembro com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A iniciativa busca alertar pedestres, ciclistas e motoristas sobre prevenção e redução de riscos, reforçando a importância da educação no trânsito.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI