Brasil

Protestos contra PEC da Blindagem ocorrem em 30 cidades

Protestos contra PEC da Blindagem ocorrem em 30 cidades | Paulo Pinto/Agência Brasil

Neste domingo (21), estão programados protestos contra a PEC da Blindagem em ao menos 30 cidades e 22 capitais do país. O projeto, aprovado pela Câmara na última terça-feira (16), dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares.

Além da blindagem, os atos criticam a proposta de anistia para condenados por tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos de prisão. A mobilização reúne integrantes da base do governo, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade civil, que classificam a proposta como a “PEC da Bandidagem”.

Atos musicais

Em Brasília, o ato começa às 10h, em frente ao Museu Nacional, com apresentação de Chico César. Em Belo Horizonte, a concentração será às 9h, na Praça Raul Soares, com show de Fernanda Takai.

Em São Paulo, os manifestantes se reúnem no Masp, Avenida Paulista, às 14h. No Rio de Janeiro, o movimento segue para Copacabana, com shows gratuitos de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, que se apresentarão em trio elétrico a partir das 14h, no Posto 5. Outros artistas confirmados incluem Djavan, Maria Gadú, Marina Sena e o grupo Os Garotin.

Caetano Veloso, em vídeo nas redes sociais, convocou a população a participar:

“Temos que ir pra rua, pra frente do Congresso, como já fomos outras vezes. Não admitimos isso, como povo, como nação”.

Proposta da PEC

A PEC da Blindagem exige que qualquer investigação contra parlamentares tenha autorização prévia da maioria absoluta da Câmara ou do Senado, com prazo de 90 dias para análise.

Defensores afirmam que a medida evita abusos do STF e restaura prerrogativas da Constituição de 1988. Críticos veem retrocesso em relação a regras válidas antes de 2001, quando parlamentares podiam ser processados sem autorização do Congresso.

Após aprovação na Câmara, a PEC segue para o Senado, onde deve enfrentar resistência. O presidente da CCJ do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), manifestou oposição:

“Tenho posição contrária”, disse em redes sociais.

Locais e horários dos atos em algumas capitais e cidades:

  • AL: Maceió – 9h – Sete Coqueiros

  • AM: Manaus – 8h – Av. Getúlio Vargas

  • BA: Salvador – 9h – Morro do Cristo

  • DF: Brasília – 9h – Museu Nacional

  • MG: Belo Horizonte – 9h – Praça Raul Soares

  • RJ: Rio de Janeiro – 14h – Posto 5 de Copacabana

  • SP: São Paulo – 14h – Masp / Pedalula – saída às 14h, Praça do Ciclista

Os atos estão organizados por coletivos como a Frente Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular e Central de Movimentos Populares, com grande mobilização nas redes sociais, combinando protesto político e apresentações culturais.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil