Alê, me Ajuda!ColunistasComportamentoSaúde

Proteção infantil: Cuidados oftalmológicos nas férias

Período de férias demanda cuidado redobrado com os olhos das crianças.

As tão aguardadas férias escolares, celebradas como um período de diversão e descanso para as crianças, exigem uma atenção especial dos pais para preservar a saúde ocular dos pequenos.

A oftalmologista Ana Carolina Porto Bugalho oferece orientações valiosas, destacando a importância da proteção solar, cuidados específicos em ambientes aquáticos e o manejo adequado do tempo diante de dispositivos eletrônicos.

Este artigo aborda esses aspectos cruciais para garantir que as férias sejam não apenas momentos de alegria, mas também de cuidado com a visão infantil.

Conhecida como a época do ano mais desejada pelas crianças, as férias escolares demandam atenção redobrada dos pais no que diz respeito aos cuidados com os olhos.

Segundo a oftalmologista Ana Carolina Porto Bugalho, os pequenos podem e devem se divertir ao máximo, mas é preciso que estejam protegidos do sol, principalmente em praias e piscinas, e que também façam uso apropriado e regulado dos dispositivos eletrônicos.

Por se tratar de uma fase da vida em que a visão ainda está em formação, o uso de óculos escuros em ambientes com grande exposição solar é imprescindível para bloquear a entrada dos raios e proteger a retina. Os olhos também podem ser protegidos com o uso de bonés, chapéus ou outros acessórios que impeçam a luz direta”, comenta Ana Carolina.

Em praias e piscinas, a especialista destaca os cuidados com a areia e o cloro, pois o contato com esses elementos, especialmente no rosto, pode causar irritação e até mesmo a transmissão de bactérias.

Portanto, além da proteção contra o sol, o ideal é instruir as crianças quanto aos riscos da areia e, no caso de bebês de colo, evitar o contato direto com o chão. Nas piscinas, a dica é que as crianças maiores usem óculos de natação e não abram os olhos embaixo da água”

Cuidados em casa:

As férias também demandam atenção com o tempo que as crianças passam em frente às telas eletrônicas.

Existem casos de jovens que ultrapassam as horas que alguns adultos trabalham em frente a um computador, por exemplo. Logo, os pais devem regular quando e como os menores utilizam os dispositivos, pois o uso excessivo pode acarretar problemas como miopia, além de ser um fator deteriorador da retina”, diz Ana Carolina.

A oftalmologista também recomenda que os pais sempre incentivem as brincadeiras ao ar livre, pois mantém as crianças afastadas das telas e contribui para a prática de atividades físicas e até mesmo a socialização.

Lembrando que crianças e adolescentes não devem, em nenhuma hipótese, passar a noite jogando ou em frente à TV, sob o risco de deterioração das células cerebrais, queda no rendimento, insônia e, no longo prazo, possíveis quadros de depressão e ansiedade”

Por isso, é preciso atenção e cuidados redobrados durante os períodos livres como as férias, para que os pequenos cresçam saudáveis, conscientes e com a visão preservada.

Já nas situações em que houver irritação, vermelhidão, vista embaçada ou quaisquer outros sinais ou sintomas que afetem os olhos, a recomendação é que os pais procurem um oftalmologista e nunca apliquem nenhuma substância no local sem a devida indicação médica”, orienta Ana Carolina.

Quem é Ana Carolina Porto Bugalho? Médica Oftalmologista pelo Instituto Penido Burnier, Dr. Ana Carolina Porto Bugalho possui Fellowship em plástica ocular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologista e da Sociedade Brasileira de Plástica Ocular. Atualmente, atua na Oftalmologia Campinas, no interior de São Paulo.

Imagens: Canva

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *