Estado do Rio de JaneiroRio de Janeiro - Capital

Projetos sociais recebem apoio do MetrôRio em 2025

Projetos sociais recebem apoio do MetrôRio em 2025

Projetos sociais recebem apoio do MetrôRio em 2025 | Divulgação/MetrôRio

O MetrôRio anunciou, por meio de edital público, o apoio a sete projetos sociais em 2025. As iniciativas, selecionadas com base na Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS), têm como foco o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade social próximas as estações do sistema metroviário.

+ LEIA TAMBÉM: Marido de personal trainer é preso por suspeita de feminicídio na Baixada – Vídeo

O edital priorizou projetos que promovem educação, cultura, inclusão social e geração de renda.

Sete projetos recebem apoio em 2025

O compromisso do MetrôRio com a responsabilidade social é reforçado pelo incentivo a projetos como Biblioteca Atelier das Palavras, Escrevendo Minha História e Oficinas Literárias do projeto Vinde a Mim.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Outras iniciativas incluem Escola de Música e Cidadania, Projeto Cultural Ação Social pela Música, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha e Roda da Vida. Em 2024, a concessionária apoiou 12 projetos por meio das Leis do ISS e Rouanet, impactando mais de 6.900 pessoas.

Conheça os projetos selecionados

Biblioteca Atelier das Palavras

Realizado pela Associação Meninas e Mulheres do Morro, o projeto oferece aulas de leitura, oficinas de capacitação, passeios culturais e sessões de cinema para crianças e adolescentes da comunidade do Maracanã. A proposta é promover o desenvolvimento educacional e transformar a realidade local.

Escrevendo Minha História

Com oficinas de contação de histórias e redação, o projeto busca fortalecer a escrita e o aprendizado de crianças e adolescentes. Em dois anos de apoio do MetrôRio, a iniciativa publicou livros com histórias criadas nas oficinas.

Oficinas Literárias do projeto Vinde a Mim

Promovido pela Associação Luz dos Povos, o projeto atende crianças e adolescentes da Grande Tijuca com oficinas de leitura e redação. As atividades promovem cidadania e integração comunitária.

Foco na música e na inclusão

Escola de Música e Cidadania

Criado pela Agência do Bem, o projeto oferece aulas de música para crianças e adolescentes de mais de 30 comunidades do estado do Rio de Janeiro. As atividades incluem teoria musical e técnicas instrumentais.

Projeto Cultural Ação Social pela Música

Com aulas de teoria musical e prática orquestral, a iniciativa atende crianças e jovens de Inhaúma.

+ LEIA TAMBÉM: Operação no Complexo da Penha altera rotina e causa confrontos armados – Vídeo

Além de democratizar o acesso à música clássica, o projeto promove reforço escolar e cidadania.

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha

Localizado perto da estação São Conrado, o núcleo oferece aulas de musicalização para crianças e jovens com deficiência intelectual, como síndrome de Down e autismo. Este é o terceiro ano de apoio do MetrôRio à iniciativa.

Roda da Vida: apoio a mulheres em vulnerabilidade

O projeto atende mulheres, mães e gestantes do Complexo do Alemão e do Morro da Providência. Com oficinas de costura, rodas de conversa e palestras sobre saúde, promove acolhimento e geração de renda.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *