Em visita à Escola Municipal Roberto Silveira, no Morro do Castro, a historiadora Dora Silveira, filha do ex-governador homenageado, foi convidada para conversar com os alunos sobre a trajetória e legado de seu pai.
A roda de conversa integrou um trabalho pedagógico para resgate histórico-cultural dos estudantes de Niterói e do estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, os alunos produziram cartazes e livretos com a história do ex-governador, aprendendo fatos interessantes sobre sua vida, incluindo a jornada de quase um dia inteiro de viagem de trem para visitar sua noiva, dona Ismélia, em Bom Jesus de Itabapoana.
Roberto Silveira, que nasceu no município de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte Fluminense, chegou a Niterói com apenas dez anos para dar sequência aos estudos. Graduado em Direito e jornalista, Roberto foi eleito vice-governador do Estado do Rio em 1954, e governador em 1958. Em seu mandato de dois anos, Roberto investiu na educação básica e abraçou a inauguração da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1960.
A professora Giovana da Silva Conceição, idealizadora do projeto, ressalta a importância dos alunos saberem a origem do nome de sua escola, bem como seu significado e história. Uma oportunidade valiosa para o aprendizado e desenvolvimento cultural das crianças, num ambiente profissional e neutro, sem a presença de opinião ou viés político.