O Projeto Favela Rema, idealizado por Marcus Nery em 2020, está mudando a realidade de jovens em comunidades carentes de Niterói. Sob a coordenação de Isaías Marins e com o apoio da Secretaria de Esporte de Niterói, o projeto oferece não apenas atividades esportivas, mas também oportunidades educacionais e de desenvolvimento profissional para adolescentes entre 12 e 18 anos.
Esporte como ferramenta de inclusão social
Criado para promover o esporte como ferramenta de inclusão social, o Projeto Favela Rema vem crescendo. Esse ano, recebeu apoio da Secretaria de Esporte de Niterói. Em contrapartida, adquiriu uniformes, canoas e remos, aumentando sua visibilidade.
“Além do esporte, buscamos oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional aos jovens,” destaca Isaías Marins.
Parcerias estratégicas impulsionam o projeto
Com a recente parceria da empresa Nube, o projeto agora facilita a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo vagas de jovem aprendiz e estágios. Isaías Marins explica:
“Estamos em busca de mais empresas parceiras para oferecer cursos gratuitos, ampliando as oportunidades educacionais e o desenvolvimento de habilidades dos participantes.”
Desafios para a expansão e necessidade de apoio
Apesar do sucesso, o projeto enfrenta desafios significativos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
“Precisamos de mais recursos e parcerias para garantir o crescimento contínuo das atividades,” alerta Isaías.
Ele enfatiza a importância do apoio de grandes empresas, que podem contribuir com recursos e suporte logístico, vital para a expansão da iniciativa. Até mesmo, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
“A Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) –, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social”, diz o Ministério do Esporte.
Impacto social e transformação de vidas
O Projeto Favela Rema é um exemplo claro de como o esporte, aliado a parcerias estratégicas, pode transformar vidas em comunidades vulneráveis. Entretanto, o futuro do projeto depende da mobilização da comunidade e do setor privado. Principalmente, para garantir que mais jovens possam se beneficiar desta iniciativa transformadora.
QUER AJUDAR?
- Marcus Nery – Fundador do Projeto Favela Rema | WhatsApp: (21) 98472-7174
- Isaias Marins – Coordenador Esportivo | WhatsApp: (21) 99949-3065
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Esse projeto é muito importante,e hj minha filha kaylaine faz parte de projeto maravilhoso,e sei q vcs irão chegar cada dia mais longe, estou aqui sempre na torcida.