A Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, em Sepetiba, Zona Oeste do Rio, está em clima de poesia! O projeto “Poéticas na Escola – Slam” está levando oficinas que misturam poesia oral, performances e competição para os alunos do 8º e 9º anos.
+ LEIA TAMBÉM: ►Motociclista morre após ser atropelado na Zona Sul
Dessa forma, até o fim de junho, os alunos exploram o universo da poesia de forma criativa e interativa. Assim, eles aprendem técnicas de escrita, recitação e performance, além de trocar experiências com poetas da Região Metropolitana do Rio. As oficinas acontecem no contraturno escolar, das 14h às 16h30.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Sendo assim, a iniciativa é idealizada pelo ator, poeta e produtor Fellipe Calarco, da Alkebulan Arte e Cultura. Assim, inspirado por suas próprias dificuldades na infância e adolescência, Fellipe busca democratizar o acesso à cultura e proporcionar oportunidades para jovens talentos.
“Na minha infância em Santa Cruz, o sonho de ser ator era limitado pela falta de acesso à cultura na região. Hoje, quero que outros jovens não passem pelas mesmas dificuldades que eu. Através do ‘Poéticas na Escola – Slam’, espero despertar a paixão pela poesia e abrir portas para o futuro”, afirma Fellipe.
Programação do evento final (03/07):
Horário: 9h às 10h – Roda de Conversa
Tema: Relevância da arte e literatura na transformação social.
Integrantes: Mc Martina e Aza Njeri
Mediação: Sol Miranda
Horário: 10h às 11h30 – Batalha de Poesia
Enfim, os alunos apresentarão suas poesias desenvolvidas durante as oficinas; e na batalha haverá premiação para os três melhores colocados escolhidos pelo júri.