
Programação especial celebra Nossa Senhora da Conceição em Niterói | Sidney de Almeida/Shutterstock
Milhares de fiéis se preparam para participar da tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição em Niterói, celebrada neste domingo (08).
+ LEIA TAMBÉM: ►Confira as praias de Niterói liberadas pelo Inea para banho
A programação religiosa, que há mais de 300 anos atrai devotos, inclui missas, procissões e manifestações culturais.
Programção especial no sábado e domingo
A agenda de eventos começa neste sábado (7), na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Às 14h, acontece a “Missa de Cura e Libertação”, presidida pelo padre José Marcelo M. Gomes. Na sequência, às 15h30, será rezado o “Terço pela Família”. Uma missa às 17h e a grande coroção de Nossa Senhora, às 18h, encerram as atividades do dia.
No domingo (08), as celebrações começam cedo, às 6h, com a tradicional alvorada festiva acompanhada de queima de fogos. Às 8h, ocorre a missa solene conduzida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Ao longo do dia, missas serão celebradas às 10h, 12h, 14h e 16h pelos padres Lucas Farah, José Augusto Pedroza e José Marcelo M. Gomes, além do arcebispo emérito de Niterói, Dom Alano Maria Pena.
O encerramento das festividades ocorre às 17h30, com uma missa solene conduzida pelo padre José Marcelo M. Gomes, seguida pela procissão de velas.
História da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um marco histórico e religioso de Niterói. Sua construção começou em 1663, financiada por doações da população e idealizada pelo devoto Affonso Corrêa de Pina, em terras dos herdeiros de Martim Afonso de Souza, conhecido como Araribóia.
+ LEIA TAMBÉM: ►Vôlei de praia internacional e shows ao vivo em Maricá
Em 1671, a escritura da igreja foi lavrada na ermida de São Domingos. Já em 1770, o pequeno templo foi substituído por uma nova construção. Em 1850, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição recebeu o título de Confraria.
Com a elevação do bispado de Niterói a arcebispado, em 1964, a Confraria tornou-se a Arquiconfraria de Nossa Senhora da Conceição, consolidando sua importância religiosa e cultural para a região.