Internacional

Primeira missão russa à Lua em 45 anos é um fracasso

Primeira missão russa à Lua em 45 anos é um fracasso

Foto: Divulgação – Roscosmos

A sonda Luna-25, a primeira missão da Rússia à Lua em quase 50 anos, sofreu um fiasco após colidir com o satélite da Terra, representando um duro golpe para o programa espacial russo, que já enfrentava problemas de corrupção e falta de inovação.

No sábado, durante uma manobra prévia ao pouso, a Luna-25 caiu na superfície lunar, de acordo com o anúncio da agência espacial Roscosmos neste domingo. A comunicação com a sonda foi interrompida após o impulso para formar sua órbita elíptica pré-pouso.

Apesar das medidas tomadas nos dias 19 e 20 de agosto para entrar em contato com o aparelho, todos os esforços foram em vão. Segundo os resultados preliminares da investigação, o dispositivo deixou de existir após colidir com a superfície lunar.

Este incidente ocorre em meio a desafios enfrentados pelo programa espacial russo, incluindo problemas de financiamento, escândalos de corrupção e a tensão na Ucrânia, que dificultaram a colaboração com outras agências. No entanto, o presidente Vladimir Putin continua comprometido em continuar o programa espacial do país.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

A agência Roscosmos informou que uma comissão interministerial será responsável por investigar as causas do incidente. Até o momento, poucos detalhes foram divulgados sobre as circunstâncias exatas do acidente, mas a agência insinuou um grave acidente envolvendo a sonda, que pesava quase 800 quilos.

A missão Luna-25, que visava impulsionar o setor espacial russo, já havia sido considerada “arriscada” pelo chefe da Roscosmos, Yuri Borisov. Em junho, durante uma reunião com Putin, Borisov admitiu que as chances de sucesso dessas missões eram estimadas em apenas 70%.

A sonda Luna-25 foi lançada na primeira hora de 11 de agosto do Extremo Oriente russo e foi colocada em órbita lunar na quarta-feira. Originalmente planejada para aterrissar no polo sul da lua na segunda-feira, a missão tinha duração estimada de um ano e tinha como objetivo coletar amostras e analisar o solo lunar para pesquisas científicas de longo prazo.

A Agência Espacial Europeia suspendeu a colaboração com a Rússia no lançamento das missões Lunas 25, 26 e 27, em decorrência da ofensiva militar russa na Ucrânia em fevereiro de 2022. Enquanto isso, países como China, Coreia do Sul e empresas privadas estão intensificando suas ambições no setor espacial, buscando competir com os Estados Unidos.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *