O I Congresso de Bioética do Rio de Janeiro vai debater assuntos de extrema importância social, abordando a ética médica e a relação entre médicos, hospitais públicos e privados e pacientes. Para isso, vai reunir profissionais renomados da área da saúde e do direito, além de receber estudantes para discutir assuntos relevantes ligados à bioética. Dentre os temas que serão debatidos estão: Os Limites da Transfusão Sanguínea; Reprodução Assistida e os Problemas Legais; Cuidados Paliativos em UTI; Ética e Privacidade no Atendimento ao Adolescente; Responsabilidade Subjetiva do Médico; Medicamentos de Alto Custo e o Impacto no Custo Saúde e Conflitos Éticos na Assistência em Home Care.
“O Congresso é uma grande oportunidade de reunir grandes autoridades das mais diversas áreas para uma rica troca de saberes no terreno da bioética, que é tão importante para a relação médico / paciente”, destaca Danilo Maia, mediador do evento e um dos fundadores da Academia Brasileira de Bioética Clínica (ABBC), instituição idalizadora do evento que foi originada a partir de profissionais da saúde e do direito que já passaram pelo curso de Deliberação Moral e Mediação de Conflitos em Bioética Clínica.
O evento estreia com a Palestra Magna: “A Ética e a Gestão da Saúde” e, em seguida, haverá o lançamento do livro “Questões Bioéticas e Jurídicas nas Transfusões Sanguíneas em Pacientes Testemunha de Jeová”, de autoria do especialista em Bioética e presidente da ABBC, Josimário Silva, que também será palestrante deste mesmo tema durante o Congresso. “A recusa do paciente em receber o tratamento de transfusão de sangue em função da crença religiosa é uma situação que gera muitas dúvidas nos hospitais. Um debate sensível, mas necessário”, pontua Josimário.
Danilo Maia acrescenta que a viabilidade do sistema de saúde brasileiro, público e privado, é o tema mais sensível, complexo e urgente no momento atual que será debatido no Congresso. “Ele tem sido abordado com muita frequência nos mais diversos fóruns de debate, onde todos os atores apontam fragilidades do sistema e propõem ações muito bem fundamentadas na perspectiva de cada um”, explica Maia.
Durante os três dias de congresso (8, 9 e 10), serão abordados também outros assuntos fundamentais para aqueles que se interessam pela área de Bioética, Biodireito, Direito Médico e da Saúde. Os primeiros assuntos abordados estão relacionados à bioética e ao biodireito como: Dilemas Éticos em UTI; Conflitos Éticos Relacionados ao Tratamento da Criança Vulnerável; Direito Médico; O Custo em Saúde; Conflitos em Final de Vida; Conflitos Morais na Assistência em Cuidados Paliativos. Todos esses assuntos têm três subtemas que serão discutidos nas palestras, fazendo com que os profissionais e estudantes presentes se aprofundem cada vez mais no assunto.
O evento será realizado no Centro Cultural João XXIII, em Botafogo. Para se inscrever e saber mais sobre tudo que será abordado é só entrar no link: https://www.sympla.com.br/evento/i-congresso-de-bioetica-clinica-do-rio-de-janeiro/2315290?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com