Bem-Viver!

Bioética é tema de Congresso no Rio

O I Congresso de Bioética do Rio de Janeiro terá três dias de duração com diversos temas ligados à bioética e biodireito. (Crédito- Divulgação)

O I Congresso de Bioética do Rio de Janeiro vai debater assuntos de extrema importância social, abordando a ética médica e a relação entre médicos, hospitais públicos e privados e pacientes. Para isso, vai reunir profissionais renomados da área da saúde e do direito, além de receber estudantes para discutir assuntos relevantes ligados à bioética. Dentre os temas que serão debatidos estão: Os Limites da Transfusão Sanguínea; Reprodução Assistida e os Problemas Legais; Cuidados Paliativos em UTI; Ética e Privacidade no Atendimento ao Adolescente; Responsabilidade Subjetiva do Médico; Medicamentos de Alto Custo e o Impacto no Custo Saúde e Conflitos Éticos na Assistência em Home Care. 

“Um debate sensível, mas necessário”, diz presidente da ABBC aobre tema de livro que irá lançar no Congresso. (Crédito: Alexandre Aroeira)

“O Congresso é uma grande oportunidade de reunir grandes autoridades das mais diversas áreas para uma rica troca de saberes no terreno da bioética, que é tão importante para a relação médico / paciente”, destaca Danilo Maia, mediador do evento e um dos fundadores da Academia Brasileira de Bioética Clínica (ABBC), instituição idalizadora do evento que foi originada a partir de profissionais da saúde e do direito que já passaram pelo curso de Deliberação Moral e Mediação de Conflitos em Bioética Clínica.

 

O evento estreia com a Palestra Magna: “A Ética e a Gestão da Saúde” e, em seguida, haverá o lançamento do livro “Questões Bioéticas e Jurídicas nas Transfusões Sanguíneas em Pacientes Testemunha de Jeová”, de autoria do especialista em Bioética e presidente da ABBC, Josimário Silva, que também será palestrante deste mesmo tema durante o Congresso. “A recusa do paciente em receber o tratamento de transfusão de sangue em função da crença religiosa é uma situação que gera muitas dúvidas nos hospitais. Um debate sensível, mas necessário”, pontua Josimário.

“O Congresso é uma grande oportunidade de reunir grandes autoridades das mais diversas áreas para uma rica troca de saberes no terreno da bioética”, explica Danilo Maia, um dos fundadores da ABBC

Danilo Maia acrescenta que a viabilidade do sistema de saúde brasileiro, público e privado, é o tema mais sensível, complexo e urgente no momento atual que será debatido no Congresso. “Ele tem sido abordado com muita frequência nos mais diversos fóruns de debate, onde todos os atores apontam fragilidades do sistema e propõem ações muito bem fundamentadas na perspectiva de cada um”, explica Maia. 

Durante os três dias de congresso  (8, 9 e 10), serão abordados também outros assuntos fundamentais para aqueles que se interessam pela área de Bioética, Biodireito, Direito Médico e da Saúde. Os primeiros assuntos abordados estão relacionados à bioética e ao biodireito como: Dilemas Éticos em UTI; Conflitos Éticos Relacionados ao Tratamento da Criança Vulnerável; Direito Médico; O Custo em Saúde; Conflitos em Final de Vida; Conflitos Morais na Assistência em Cuidados Paliativos. Todos esses assuntos têm três subtemas que serão discutidos nas palestras, fazendo com que os profissionais e estudantes presentes se aprofundem cada vez mais no assunto.

 

O evento será realizado no Centro Cultural João XXIII, em Botafogo. Para se inscrever e saber mais sobre tudo que será abordado é só entrar no link: https://www.sympla.com.br/evento/i-congresso-de-bioetica-clinica-do-rio-de-janeiro/2315290?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Bem-Viver!