O Pronto Socorro Central (PSC) de São Gonçalo, no Zé Garoto, realizou sua primeira captação de órgãos na madrugada do último sábado (24). A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da unidade, em parceria com o Programa Estadual de Transplantes (PET), captou o fígado de um paciente de 66 anos que havia sofrido um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e, após ter sua morte cerebral atestada e autorização da família, se tornou um doador. Uma verdadeira força-tarefa foi montada pela equipe médica, que contou com o apoio de enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoal administrativo do hospital, para informar o PET sobre a doação e programar toda a logística necessária.
O Prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, parabenizou a iniciativa dos profissionais do pronto-socorro e enfatizou a importância da doação de órgãos para o prolongamento da vida de pessoas que necessitam de transplante.
A captação foi realizada em uma das três salas cirúrgicas da unidade e levou cerca de quatro horas. Os familiares do doador, que residia no bairro Boaçu em São Gonçalo, acompanharam todo o processo e afirmaram que tomaram a decisão certa.
A CIHDOTT, criada em setembro do ano passado, tem como objetivo promover e apoiar a doação de órgãos e tecidos para transplante, e a unidade está equipada com profissionais – médicos e enfermeiros – capacitados para efetivar a proposta de doação e a manutenção de potenciais doadores.
O Pronto Socorro Central de São Gonçalo é a única unidade de urgência e emergência na cidade que funciona 24 horas por dia, atendendo cerca de 800 pessoas diariamente, com número ainda mais expressivo nos finais de semana, quando ocorrem diversas ocorrências de acidentes de carro e moto, atropelamentos, quedas, perfurações por arma de fogo ou branca, e agressões. Muitos dos pacientes que entram na unidade são estabilizados, mas, devido à gravidade, podem evoluir para morte encefálica dias depois. A iniciativa da equipe do PSC de São Gonçalo foi um marco e pode salvar vidas futuramente.