Rio de Janeiro - Capital

Previsão do Tempo: Sol no início da semana, mas chuva para os próximos dias

Previsão do Tempo: Sol no início da semana, mas chuva para os próximos dias

Após um feriadão chuvoso, a segunda-feira (16) trouxe um início ensolarado para a capital carioca. No entanto, segundo o Centro de Operações Rio (COR), essa estabilidade não será duradoura, pois há previsão de nova instabilidade ao longo da semana, com chance de chuva de terça (17) até a próxima sexta-feira (20).

O Alerta Rio informa que apesar da estabilidade nesta segunda-feira, a nebulosidade será variada e o céu poderá ficar parcialmente nublado, mas não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados, com velocidades de até 51,9 km/h, e as temperaturas ficarão entre 19°C e 34°C.

Já na terça-feira (17), áreas de instabilidade na atmosfera irão influenciar o tempo sobre a cidade. Há previsão de pancadas rápidas de chuva no período da noite, acompanhadas por rajadas de vento de até 76 km/h. O volume das precipitações poderá passar de 10 mm/h em pelo menos um ponto da cidade, considerado um nível moderado.

Na quarta-feira (18), o tempo permanecerá instável devido à passagem de uma frente fria no oceano. A previsão é de chuva fraca a moderada pela manhã, com ventos moderados a fortes (até 76 km/h). As temperaturas ficarão entre 17°C e 25°C.

A quinta-feira (19) terá chance de chuva a qualquer momento, com céu nublado e encoberto devido aos ventos úmidos. A mínima será de 17°C e a máxima de 25°C, segundo o COR.

A instabilidade continuará na sexta-feira (20), com previsão de chuva fraca a moderada durante a madrugada e a manhã. As temperaturas ficarão entre 16°C e 26°C.

O COR também detalhou os níveis considerados fracos, moderados, fortes ou muito fortes em relação aos volumes de chuva. Volumes de até 0,5 mm/h são considerados chuva fraca, entre 0,5 e 25 mm/h é chuva moderada, de 25,1 a 50 mm/h é chuva forte, e acima de 50 mm/h é chuva muito forte.

Chuva do feriadão

Em relação às chuvas do feriadão, o município do Rio entrou em estágio de mobilização às 20h15 da última quinta-feira (12), devido ao registro de chuva moderada em mais de dois pontos da cidade. Esse estágio é o segundo nível em uma escala de cinco, indicando riscos de ocorrências de alto impacto.
No sábado (14), com a persistência das precipitações, o Rio entrou em estágio de atenção, com chuvas acima de 150 mm/24h na comunidade da Rocinha, onde as sirenes foram acionadas.
A normalidade só retornou neste domingo (15). Foram registradas 33 ocorrências, incluindo a queda de uma árvore em Itanhangá, na Zona Oeste, bloqueando parcialmente a Estrada de Jacarepaguá, e a queda de uma árvore sobre um poste no Jardim Botânico, deixando moradores sem energia elétrica.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *