
Foto: Divulgação
O Rio de Janeiro amanheceu chuvoso nesta segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra. A cidade está em estágio 2, o segundo nível de uma escala de cinco, indicando riscos de ocorrências de alto impacto. No entanto, a estabilidade e o calor devem retornar nos próximos dias.
Nesta segunda-feira, o tempo está sendo influenciado pela entrada de ventos úmidos do oceano. O céu poderá variar de nublado a encoberto ao longo do dia, com previsão de chuva fraca a moderada. Os ventos podem atingir até 51,9 km/h e as temperaturas terão mínima de 20°C e máxima de 26°C.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), entre terça (21) e quinta-feira (23), não há previsão de chuva e as temperaturas devem subir novamente. O tempo ficará estável com menos nebulosidade. Na terça-feira, a mínima será de 18°C e a máxima de 29°C.
Durante esses três dias, os ventos podem chegar a 51,9 km/h. Na quarta-feira (22), os termômetros podem chegar aos 35°C. Na quinta-feira, é esperado o dia mais quente da semana, com temperatura podendo chegar a 37°C.
No entanto, na sexta-feira (24), áreas de instabilidade associadas a uma frente fria no mar influenciarão o tempo na cidade. Há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios. Os ventos podem chegar a 76 km/h e o volume de chuva pode ultrapassar 6,4 mm.
O COR detalhou os níveis de chuva considerados fracos, moderados, fortes ou muito fortes, sendo 0,5 mm/h para chuva fraca, entre 0,5 e 25 mm/h para chuva moderada, de 25,1 a 50 mm/h para chuva forte e acima de 50 mm/h para chuva muito forte.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
As tempestades já causaram estragos na cidade. No sábado (18), ocorreram alagamentos, quedas de árvores e desabamentos de estruturas em diversos pontos. Em Nova Iguaçu, o telhado do Hospital Estadual Doutor Ricardo Cruz desabou com as fortes rajadas de vento. Não houve feridos, mas as enfermarias foram atingidas e os pacientes precisaram ser transferidos para outros hospitais.
O palco que receberia o show da cantora Marisa Monte em Niterói também cedeu durante o temporal. Felizmente, não havia pessoas no local no momento do incidente. Quedas de árvores foram registradas nas zonas Norte e Sul, interditando algumas ruas, mas a Comlurb foi acionada e as vias foram liberadas durante a madrugada de domingo (19).