
Foto: Divulgação
A cidade amanheceu com chuvas em diferentes áreas nesta sexta-feira (19), levando o município a entrar no Estágio 2 devido ao registro de volume acima de 10mm/15min na Zona Oeste. A previsão indica que o temporal continuará até a próxima terça-feira (23). O Estágio 2 é o segundo nível em uma escala de cinco e indica risco de ocorrências de alto impacto.
No último domingo (14), fortes chuvas resultaram em 12 mortes e levaram o prefeito Eduardo Paes a decretar situação de emergência. Hoje, o COR informou que a cidade ainda enfrentará chuvas devido ao calor e à formação de um sistema de baixa pressão no oceano.
O céu ficará parcialmente nublado a nublado, com previsão de raios e ventos que poderão atingir 76 km/h. As temperaturas permanecerão estáveis, oscilando entre 23°C e 37°C.
Dessa forma, durante o feriado de São Sebastião, no sábado (20) e domingo (21), espera-se chuva moderada a forte a partir da madrugada, acompanhada de raios. O volume das precipitações poderá ultrapassar 40 mm/h e 150 mm/24h em ao menos um ponto da cidade.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
No domingo, as temperaturas terão uma queda, com mínima de 19°C e máxima de 27°C. O COR também divulgou os níveis de chuva: até 0,5 mm/h é considerado fraco, entre 0,5 e 25 mm/h é moderado, de 25,1 a 50 mm/h é forte e maior do que 50 mm/h é muito forte.
Na segunda-feira (22) e terça-feira, a umidade do oceano resultará em tempo instável no Rio. A chuva poderá ultrapassar 10 mm/h, mas será fraca a moderada durante o dia.
O COR compartilhou uma série de recomendações de segurança em caso de ventos fortes e raios, elaboradas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Em casa, é importante fechar portas, janelas, persianas e cortinas para evitar danos, fechar o registro de gás, não deixar objetos em locais altos e ter cuidado com o uso de velas em caso de falta de luz.
Na rua, deve-se evitar abrigar-se debaixo de árvores ou coberturas metálicas, praticar esportes ao ar livre, especialmente no mar, ficar próximo a precipícios ou lugares altos sem proteção, e não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Se ocorrer queda de árvores, é possível que a rede de energia esteja comprometida.