A cidade do Rio de Janeiro enfrenta nesta terça-feira (14) uma onda de calor intensa. De acordo com o Alerta Rio, a sensação térmica alcançou a marca de 58,5 °C às 9h15, em Guaratiba, Zona Oeste. A temperatura máxima registrada no mesmo local foi de 35,5 °C, e ao longo do dia, podem ser alcançados quase 40 graus. A previsão para o restante da semana é de chuvas e temperaturas elevadas.
Segundo as previsões, o céu ficará parcialmente nublado nesta terça-feira e, a partir da noite, estão previstas pancadas de chuva isoladas, com possibilidade de raios. As temperaturas variarão entre 22°C e 39°C. Na quarta-feira (15), o padrão climático se manterá, com termômetros oscilando entre 38°C e 20°C e chuvas moderadas acompanhadas de raios durante a madrugada, além de rajadas de vento moderado a forte.
Já na quinta-feira (16), espera-se um aumento na temperatura, ultrapassando os 40°C. A máxima prevista é de 41°C e a mínima de 19°C. Não há previsão de chuvas e o céu permanecerá claro ou parcialmente nublado. Na sexta-feira (17), com o tempo mais estável, espera-se poucas nuvens, ventos moderados a fracos e os termômetros marcando entre 39°C e 18°C.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
No entanto, o clima voltará a ficar instável no sábado (18), com possibilidade de pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte, durante a tarde. A temperatura máxima será de 34°C e a mínima de 16°C, com ventos soprando de moderados a fortes.
O calor intenso tem causado impactos na cidade do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (13), ocorreram quedas de energia em alguns pontos do município devido à sobrecarga causada pelas tentativas dos moradores de se refrescarem. A concessionária Light registrou apagões em dois pontos: Ilha do Governador, Cordovil e Olaria, na Zona Norte, ficaram sem luz por cerca de 2 horas, enquanto na Zona Sul, um equipamento da empresa sobrecarregou devido ao grande número de ligações clandestinas na comunidade da Rocinha.
Além disso, o calor intenso fez com que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) adiasse a manutenção preventiva programada para o Sistema Guandu, que aconteceria nos dias 16 e 17 de janeiro.