
Previsão de chuvas em março varia entre as regiões do Brasil | Riotur.Rio
O mês de março deve apresentar um regime de chuvas bastante variado em diferentes partes do Brasil, conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta sexta-feira (28).
No Norte do País, os volumes podem ultrapassar 300 milímetros, com chuvas dentro e acima da média. No entanto, áreas do Tocantins e Rondônia devem registrar precipitações abaixo da média.
Nordeste terá chuvas irregulares ao longo do mês
No Nordeste, as chuvas podem ficar próximas ou abaixo da média, exceto no Maranhão, onde os volumes devem superar os valores históricos no norte do Estado.
Já em Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia, as precipitações previstas pelo Inmet ficarão abaixo de 160 milímetros.
Centro-Oeste e Sudeste devem ter chuvas abaixo da média
Para o Centro-Oeste e Sudeste, o boletim indica volumes próximos ou abaixo da média, com precipitações inferiores a 160 milímetros.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
No entanto, o nordeste e o sudoeste de Mato Grosso devem registrar chuvas acima da média, podendo ultrapassar os 250 milímetros.
Sul terá variação na distribuição das chuvas
No Sul do Brasil, a previsão aponta precipitações próximas ou abaixo da média.
Entretanto, no norte do Rio Grande do Sul e na faixa central e leste de Santa Catarina, os volumes podem superar a média histórica, alcançando valores acima de 130 milímetros.
Temperaturas devem ficar acima da média em diversas regiões
O Inmet também prevê temperaturas acima da média para março na maior parte do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, além do interior do Nordeste, com valores superiores a 24 graus.
“Por outro lado, em grande parte da Região Norte, leste da Região Nordeste e áreas de Mato Grosso são previstas temperaturas mais amenas ou próximas da média histórica”, finaliza o instituto.