Estado do Rio de JaneiroPolítica

Presidentes da Alerj e da Câmara do Rio debatem desenvolvimento do RJ

Os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Carlo Caiado (PSD), participaram de um debate sobre o desenvolvimento do estado. O evento “O futuro do Rio passa pelo Legislativo” aconteceu, na última segunda-feira (4), no Hotel Fairmont, em Copacabana.

Bacellar e Caiado dissertaram sobre os papéis das Casas Legislativas acerca de importantes temas para a melhoria de vida da população. Economia, segurança pública, setor imobiliário, e como a relação entre o Poder Público e a iniciativa privada pode ser benéfica para o Estado do Rio.

O presidente da Alerj destacou a importância de solidificar as relações entre os setores para troca de conhecimentos e, assim, gerar avanço para o Rio de Janeiro.

“É fundamental que o Poder Público dialogue com toda a sociedade civil, inclusive com a classe empresarial que é responsável por maior parte do PIB do estado”, disse Bacellar.

Incentivo de ICMS

O presidente da Alerj pontuou ainda que, através dessa proximidade com o empresariado, por exemplo, que a Assembleia aprovou a lei que dispõe de um tratamento tributário especial a estabelecimentos industriais. A medida que reduziu o incentivo de ICMS de 19% para 3%.

“Nós temos dados que no mês de fevereiro foram abertas mais de cinco mil empresas e isso é um recomeço. Precisamos dar as mãos e avançar”, prosseguiu.

Representando o governador Cláudio Castro, o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione, também esteve presente no evento e falou sobre as relações entre os poderes.

“Não se gera desenvolvimento econômico sem uma parceria entre o setor privado e os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo”, acrescentou.

Dívidas do Estado

Bacellar chamou a atenção, ainda, em sua fala para a necessidade do debate e apoio na busca por soluções para resolver a questão do endividamento do estado. Ele destacou também a atuação do Legislativo no auxílio ao estado em relação à repactuação do Regime de Recuperação Fiscal e a renegociação da dívida do Rio com o Governo Federal.

“Debater a dívida do estado é um ponto crucial, e o Parlamento tem discutido isso diariamente. Afinal como vamos falar de melhorias na segurança pública na economia e no desenvolvimento do estado se tudo esbarra no Regime de Recuperação Fiscal?”, questionou.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *