
Presidente Lula passa por cirurgia de emergência | Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma intracraniano na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
O procedimento foi realizado sem intercorrências, e Lula está estável, sob monitoramento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
+ LEIA TAMBÉM: ►Acidente entre carro e ônibus causa transtornos em São Gonçalo
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, Lula sentiu dores de cabeça na noite de segunda-feira (9) e buscou atendimento na unidade do Sírio-Libanês em Brasília.
Uma ressonância magnética identificou uma hemorragia intracraniana, consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro. Após o diagnóstico, ele foi transferido para São Paulo, onde passou pela cirurgia.
Atualizações médicas previstas para a manhã
Um novo boletim médico será emitido nesta terça-feira, com mais informações detalhadas. Uma entrevista coletiva foi marcada para as 9h na unidade Bela Vista do Hospital Sírio-Libanês.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
A equipe responsável pelo tratamento inclui os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Histórico de saúde e ritmo de trabalho intenso
Apesar do episódio atual, Lula mantém uma agenda de trabalho intensa, com eventos e discursos frequentes. Recentemente, ele passou por uma cirurgia no quadril, em outubro de 2023, para implantar uma prótese e aliviar dores persistentes desde 2022.
Além disso, o presidente já enfrentou desafios significativos de saúde no passado. Em 2011, foi diagnosticado com câncer de laringe, mas alcançou remissão completa em 2012, após radioterapia e quimioterapia.
+ LEIA TAMBÉM: ►RJ: Mulher é baleada e morre em operação no Complexo da Maré
O ex-líder sindical também convive com artrose, uma condição que afeta as articulações. Ele costuma compartilhar vídeos praticando exercícios no entorno do Palácio da Alvorada, reforçando seu desejo de manter-se ativo e saudável.