Internacional

Presidente do Irã está morto, diz imprensa oficial do país

 

Helicóptero com presidente do Irã sofre acidente

Ebrahim Raisi, Presidente do Irã, está morto, segundo imprensa oficial do país | Reprodução/Instagram

Agora se trata de informação oficial.  Por volta de 1h45 de Brasília, a imprensa oficial do Irã confirmou que o presidente do país, Ebrahim Raisi, morreu numa queda de helicóptero. O fato aconteceu na tarde de domingo (19), por volta das 13h. Outra vítima fatal da tragédia se trata do chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian.

Porém, a informação somente tornou-se pública após notícias divulgadas pela agência internacional de notícias Reuters, tal qual pela agência iraniana Mehrs. Elas informaram, sobretudo, da gravidade do acidente e da ausência de sobreviventes após a localização dos destroços. Um drone que capta calor e fumaça foi utilizado nas buscas, que aconteceram ao longo da madrugada.

+ LEIA TAMBÉM: ► Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

Mesmo diante das evidências, as autoridades iranianas permaneceram em silêncio por quase duas horas. A agência IRNA  chegou a usar o X (antigo Twitter) para informar sobre a localização do local exato do acidente, mas apagou a notícia instantes após publicá-la.

+ LEIA TAMBÉM: Morre ex-deputado federal José Maurício: uma luz na escuridão

Todavia, não mais havia como negar o óbvio. Assim sendo, não restou outra alternativa ao país senão confirmar a morte dos ocupantes da aeronave. Até porque uma fonte não identificada do governo iraniano teria vazado a informação.

Equipes de socorro iranianas recuperaram os restos mortais do presidente Ebrahim Raisi. Outras oito pessoas estavam à bordo do helicóptero. Dentre eles, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian. Igualmente, estavam na aeronave Malek Rahmati ,governador da província do Azarbaijão Oriental, e Mehdi Mousavi, chefe da equipe de guarda-costas de Raisi.

Juntamente com eles, estava o representante do Líder Supremo do Irã, Mohammad Ali Al-e-Hashem.

O acidente aconteceu logo após a cerimônia de inauguração de uma barragem, próxima  à fronteira com o Azerbaijão, cujo evento teve a participação do presidente azeri (gentílico do Azerbaijão), Ilham Aliyev.

+ MAIS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS? CLIQUE AQUI

Desdobramentos

Esta reportagem está em apuração e terá atualização assim que novas informações surgirem do outro lado do mundo.

Horas após a confirmação da morte do presidente Ebrahim Raisi, o vice-presidente Mohammad Mokhbero foi nomeado pelo Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, como chefe de Estado interino.

O Líder Supremo Ali Khamenei também decretou cinco dias de luto pela morte do presidente Ebrahim Raisi.

No Irã, o “Líder Supremo” se trata da maior autoridade política e religiosa do país. A ele compete o comando das forças armadas e a nomeação das principais autoridades da República Islâmica. Por exemplo, dos chefes do poder judicial, das forças militares, das forças de segurança. De igual forma, o Líder Supremo pode nomear metade dos membros do Conselho de Guardiões, que, em outras palavras, equivale ao nosso Supremo Tribunal Federal (STF).

Certamente, a morte do presidente do Irã, em meio a incidentes do país com Israel, deixa uma série de incertezas para o mundo, principalmente de uma eventual escalada do conflito no Oriente Médio. Faz-se necessário uma investigação independente, formada por países mediadores e especializados em negociação de conflitos internacionais, para elucidar o que de fato houve.

Brasil

Desde o domingo pela manhã, no horário de Brasília, O governo brasileiro acompanha o incidente através do Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty está em contato permanente com a Embaixada brasileira em Teerã, capital iraniana, ao passo que  que, por sua vez, monitora a situação junto à chancelaria iraniana.

Por volta de 9h da manhã, o Itamaraty se pronunciou sobre a morte do presidente Iraniano Ebrahim Raisi, bem como das demais autoridades,  por meio de nota à imprensa

“O governo brasileiro recebeu, com profunda consternação, as notícias das mortes do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler Hossein Amir Abdollahian e de outras autoridades do país, em decorrência de queda de helicóptero ocorrida ontem, dia 19, no interior do país. Os falecimentos foram confirmados na manhã de hoje em comunicado oficial do Conselho de Ministros do Irã.

O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *