Rio de Janeiro - Capital

Prefeitura Rio: UPA de Sepetiba revitalizada

Neste último sábado, 10 de junho, a Prefeitura do Rio de Janeiro entregou mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) totalmente reformada e revitalizada aos cariocas. A UPA de Sepetiba foi reinaugurada com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário de Saúde, Daniel Soranz, e do subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba. Essa é a quarta UPA entregue à população após passar por obras estruturais neste ano, com as unidades de Engenho de Dentro, Senador Camará e Paciência também já tendo sido revitalizadas. Além disso, uma nova UPA foi inaugurada em Del Castilho em janeiro, ampliando a rede municipal para 15 unidades.

Esta é a primeira reforma que a UPA de Sepetiba recebeu desde sua inauguração, em janeiro de 2012. Foram realizadas diversas melhorias, como a troca do telhado e do piso, nova fachada, pintura geral, revitalização dos jardins, nova iluminação externa e climatização com a instalação de novos aparelhos de ar condicionado. Ainda assim, o atendimento ao público não foi afetado durante as obras.

Além das mudanças estruturais, o projeto teve foco no acolhimento ao cidadão, com atendimento cuidadoso, novos equipamentos e mobiliário, ambientes bem sinalizados, salas de atendimento pediátrico decoradas com temas infantis, instalação de televisores na sala de espera, informações importantes ao usuário por meio dos quadros informativos e sinal de wi-fi aberto. O objetivo é proporcionar mais conforto e acolhimento ao usuário, refletindo a preocupação da Prefeitura do Rio em oferecer um atendimento de qualidade.

A UPA de Sepetiba conta agora com 14 leitos, quatro consultórios (três para clínica médica e um pediátrico), dois de classificação de risco e uma sala de serviço social. A equipe é composta por 253 profissionais. Em média, são realizados cerca de 7 mil atendimentos de urgência e emergência por mês no local, incluindo exames de raio-x, laboratoriais e de eletrocardiograma.

As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência e emergência hospitalares. Juntamente com os Centros de Emergência Regionais e os hospitais, as unidades compõem uma rede organizada de atenção às urgências na cidade do Rio de Janeiro. Em média, as 15 UPAs cariocas realizam 105 mil atendimentos mensais, oferecendo um atendimento de emergência de qualidade e acessível à população da cidade.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *