Rio de Janeiro - Capital

Rio reduz viagens de ônibus em horários de menor demanda

Rio reduz viagens de ônibus em horários de menor demanda | Divulgação/Rio Ônibus

A redução de viagens de ônibus no Rio já está em vigor. A Prefeitura cortou 20% da oferta nos momentos de menor movimento. O objetivo é conter gastos com ônibus circulando vazios.

A medida foi adotada nesta quarta-feira (16) e atinge os horários entrepico, quando há menos passageiros nas ruas. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a frota de veículos não será reduzida, apenas a frequência das viagens em linhas com demanda baixa.

“Ressalta-se que, desde junho de 2022, a Prefeitura passou a custear, com recursos públicos, subsídios aos consórcios operadores do sistema — e a boa gestão desses recursos é fundamental para viabilizar investimentos em outras áreas prioritárias da cidade”, pontuou a SMTR.

A pasta ressaltou que o plano operacional é revisado a cada 15 dias com base no número de passageiros transportados. Caso seja detectado aumento na demanda, a frequência poderá ser restabelecida.

Subsídios públicos continuam

Desde junho de 2022, a Prefeitura subsidia os consórcios que operam o sistema. A SMTR explicou que o corte nas viagens visa garantir o bom uso desses recursos e permitir investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A RioÔnibus, que representa os consórcios, afirmou que apenas cumpre o planejamento feito pela Prefeitura.

Veja a nota da Secretaria Municipal de Transportes

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) aprimorou sua capacidade de monitoramento da operação dos ônibus municipais. Com base em dados de GPS e nos registros de embarque de passageiros, a SMTR passou a acompanhar com maior detalhamento a oferta e a demanda de cada linha, por horário e sentido.

Com essas informações, a Prefeitura do Rio passou a identificar, com precisão, situações de desequilíbrio entre a quantidade de ônibus ofertada e a demanda real de passageiros. A partir disso, ajustes no plano operacional vêm sendo realizados com o objetivo de aumentar a eficiência do sistema e reduzir os custos com a operação ociosa. As alterações ocorrem, prioritariamente, nos horários de entrepico e em linhas onde foi constatado excesso de oferta. Trata-se, portanto, de um ajuste no número de viagens e não de uma redução na frota de ônibus. Ressalta-se que, desde junho de 2022, a Prefeitura passou a custear, com recursos públicos, subsídios aos consórcios operadores do sistema — e a boa gestão desses recursos é fundamental para viabilizar investimentos em outras áreas prioritárias da cidade. Cabe esclarecer ainda que o plano operacional do serviço de ônibus é atualizado quinzenalmente. A SMTR seguirá monitorando a demanda de passageiros para realizar os ajustes no plano em caso de necessidade.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *