
Foto: Divulgação
A Prefeitura do Rio apoiará a 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2023, que ocorrerá neste domingo (19) na Avenida Atlântica. A concentração terá início às 11h, na pista da orla, próximo ao posto 5. O desfile está marcado para começar às 15h e percorrerá a Atlântica até a Rua Rodolfo Dantas.
A partir das 9h, equipes da Prefeitura estarão disponíveis em uma tenda montada na altura da Rua Miguel Lemos. No local, serão oferecidos serviços para a população, como atendimentos, vacinação, esclarecimentos e distribuição de material informativo.
“A Parada do Orgulho é um momento histórico para o movimento LGBTI+ na luta pelos direitos civis. A Prefeitura do Rio aproveitará a ocasião para disponibilizar serviços à população presentes no evento. Estaremos presentes desde as 9h, fornecendo esclarecimentos e informações aos cariocas”, afirmou Carlos Tufvesson, coordenador executivo de Diversidade Sexual, responsável pela Coordenadoria de Diversidade Sexual, ligada à Casa Civil.
A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS) estará presente na tenda da Prefeitura para atender a população. Dentre as atividades oferecidas, a coordenadoria disponibilizará um ponto para recebimento de denúncias, com atendimento jurídico aos cidadãos, e realizará inscrições para os programas desenvolvidos pela Coordenadoria. Além disso, serão distribuídos folhetos e materiais informativos.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Na tenda, a Coordenadoria de Diversidade Sexual também distribuirá preservativos, fornecerá informações sobre o projeto Garupa, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivo desconstruir as barreiras de acesso à saúde para pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará presente no evento, em parceria com a Coordenadoria de Diversidade Sexual, das 9h às 15h. Serão disponibilizados estandes de promoção da saúde, com informações sobre cuidados sexuais e reprodutivos, combate à sífilis, controle do tabagismo e distribuição de preservativos. Além disso, serão oferecidas orientações sobre o uso do PrEP e PEP, cuidados com a alimentação e com as ondas de calor, e haverá vacinação contra a covid-19, influenza, hepatite e tétano.
A equipe do projeto Garupa, que promove acolhimento à população trans, e o Rap da Saúde – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde da SMS, também estarão presentes no evento, contribuindo com orientações, distribuição de preservativos e esclarecendo dúvidas da população
CET-Rio: Tráfego Especial para o evento
Na manhã de domingo, às 7h, será implantada a Área de Lazer da Avenida Atlântica, como já ocorre aos domingos e feriados. A partir das 10h, está prevista a interdição da Avenida Atlântica, na pista das edificações, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel, e seus acessos, caso a via fique ocupada pelo público. Essas interdições se manterão até o término do evento, a desocupação da via e a limpeza das pistas, com previsão de liberação ao tráfego até as 23h.
As condições do trânsito serão constantemente monitoradas quanto a possíveis impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. Painéis de mensagens serão usados para informar sobre a interdição da Avenida Atlântica e as condições de tráfego nas vias ao redor.
Proibições de estacionamento
Recomendações
Comlurb: Esquema especial de limpeza
Os garis contarão com o apoio de oito carros-pipas d’água para lavar as vias com água reciclada, além de dois caminhões satélites, dois caminhões compactadores e dois caminhões basculantes. Também serão utilizadas duas varredeiras de grande porte, quatro motobombas, seis tratores de praia e dois tratores de praia com implemento traseiro para limpeza da areia.