Rio de Janeiro - Capital

Prefeitura do Rio reforça apoio à Parada do Orgulho LGBTI+

Prefeitura do Rio reforça apoio à Parada do Orgulho LGBTI+

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio apoiará a 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2023, que ocorrerá neste domingo (19) na Avenida Atlântica. A concentração terá início às 11h, na pista da orla, próximo ao posto 5. O desfile está marcado para começar às 15h e percorrerá a Atlântica até a Rua Rodolfo Dantas.

A partir das 9h, equipes da Prefeitura estarão disponíveis em uma tenda montada na altura da Rua Miguel Lemos. No local, serão oferecidos serviços para a população, como atendimentos, vacinação, esclarecimentos e distribuição de material informativo.

“A Parada do Orgulho é um momento histórico para o movimento LGBTI+ na luta pelos direitos civis. A Prefeitura do Rio aproveitará a ocasião para disponibilizar serviços à população presentes no evento. Estaremos presentes desde as 9h, fornecendo esclarecimentos e informações aos cariocas”, afirmou Carlos Tufvesson, coordenador executivo de Diversidade Sexual, responsável pela Coordenadoria de Diversidade Sexual, ligada à Casa Civil.

A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS) estará presente na tenda da Prefeitura para atender a população. Dentre as atividades oferecidas, a coordenadoria disponibilizará um ponto para recebimento de denúncias, com atendimento jurídico aos cidadãos, e realizará inscrições para os programas desenvolvidos pela Coordenadoria. Além disso, serão distribuídos folhetos e materiais informativos.

“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”

Na tenda, a Coordenadoria de Diversidade Sexual também distribuirá preservativos, fornecerá informações sobre o projeto Garupa, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivo desconstruir as barreiras de acesso à saúde para pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará presente no evento, em parceria com a Coordenadoria de Diversidade Sexual, das 9h às 15h. Serão disponibilizados estandes de promoção da saúde, com informações sobre cuidados sexuais e reprodutivos, combate à sífilis, controle do tabagismo e distribuição de preservativos. Além disso, serão oferecidas orientações sobre o uso do PrEP e PEP, cuidados com a alimentação e com as ondas de calor, e haverá vacinação contra a covid-19, influenza, hepatite e tétano.

A equipe do projeto Garupa, que promove acolhimento à população trans, e o Rap da Saúde – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde da SMS, também estarão presentes no evento, contribuindo com orientações, distribuição de preservativos e esclarecendo dúvidas da população

CET-Rio: Tráfego Especial para o evento

A CET-Rio anunciou um esquema especial de tráfego para o evento que acontecerá no próximo domingo (19). As interdições serão feitas em etapas, começando às 23h30 de sábado (18) com o fechamento da Avenida Atlântica, na pista junto à orla, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Miguel Lemos, para a montagem dos trios elétricos.

Na manhã de domingo, às 7h, será implantada a Área de Lazer da Avenida Atlântica, como já ocorre aos domingos e feriados. A partir das 10h, está prevista a interdição da Avenida Atlântica, na pista das edificações, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel, e seus acessos, caso a via fique ocupada pelo público. Essas interdições se manterão até o término do evento, a desocupação da via e a limpeza das pistas, com previsão de liberação ao tráfego até as 23h.

A inversão de mão da Avenida Atlântica, na pista das edificações, funcionará normalmente das 7h às 18h. A operação de trânsito contará com 80 agentes, incluindo guardas municipais, operadores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos e orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios.

As condições do trânsito serão constantemente monitoradas quanto a possíveis impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. Painéis de mensagens serão usados para informar sobre a interdição da Avenida Atlântica e as condições de tráfego nas vias ao redor.

Proibições de estacionamento

A partir das 18h de sexta-feira (17) até as 23h de domingo (19), haverá proibições de estacionamento em algumas vias, como a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel; Rua Figueiredo de Magalhães, lado direito, entre a Avenida Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana; Rua Rodolfo Dantas; e Rua Bolívar, entre a Avenida Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Recomendações

Recomenda-se o uso de transporte público para chegar e sair do evento. Devido às interdições, os motoristas devem procurar rotas alternativas para seus deslocamentos e, se possível, evitar passar pela região, pois o trânsito estará impactado.

Comlurb: Esquema especial de limpeza

A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para o evento. Os trabalhos de preparação começarão às 7h, com a participação de 204 garis, sendo 116 da equipe de rotina do bairro e 88 escalados especialmente para atuar no calçadão, ciclovia, canteiro central e pista do desfile. O trabalho inclui a limpeza e manutenção da pista da Avenida Atlântica e ruas transversais, incluindo os acessos às estações de metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde.

Os garis contarão com o apoio de oito carros-pipas d’água para lavar as vias com água reciclada, além de dois caminhões satélites, dois caminhões compactadores e dois caminhões basculantes. Também serão utilizadas duas varredeiras de grande porte, quatro motobombas, seis tratores de praia e dois tratores de praia com implemento traseiro para limpeza da areia.

Na cobertura da parada, equipes de limpeza garantem a higiene das ruas, praias e calçadões da Zona Sul. Além disso, esses veículos e equipamentos também desempenham um papel fundamental na manutenção das praias após o evento. Os 88 garis designados para a parada se dividem entre a pista, a ciclovia, o calçadão e as areias, garantindo a limpeza antes, durante e depois da festa.
Com o objetivo de contribuir para uma cidade mais limpa, serão colocados 250 contêineres em toda a orla, sendo 300 deles na areia. Além disso, 50 contêineres de 1.200 litros serão disponibilizados para o descarte adequado dos resíduos. A presença desses profissionais e equipamentos colabora para a proteção do meio ambiente e a manutenção da limpeza urbana.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *