Estado do Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio: Prova de vida de inativos e pensionistas disponível por meio digital ou presencial em junho

A Prefeitura do Rio de Janeiro adotou uma medida inovadora para facilitar a prova de vida de servidores inativos e pensionistas. A partir de 1º de junho, aqueles que fazem aniversário neste mês podem realizar o procedimento por meio de reconhecimento facial, utilizando a plataforma digital. A novidade segue a regulamentação divulgada no início de maio e tem como objetivo tornar mais prático o cumprimento dessa obrigação.

O recadastramento digital tem a mesma validade que o presencial. O grande diferencial é que a ordem de convocação é feita de acordo com o mês de aniversário, e não pela final de matrícula. A ação visa diminuir a sobrecarga dos bancos que, muitas vezes, apresentam longas filas e demoras no atendimento.

Durante o período de adaptação, os aniversariantes de janeiro a maio, que ainda não fizeram o recadastramento, também poderão realizar o procedimento por meio do sistema digital. Para aqueles que optarem pelo modelo presencial, é necessário comparecer a qualquer agência do Banco Santander, portando um documento de identidade válido em todo território nacional e a inscrição no CPF. Neste mês, são convocados para o recadastramento presencial os detentores de final de matrícula 6.

Outra vantagem da medida é a não necessidade de apresentação de atestados médicos para servidores e pensionistas acamados ou com dificuldades de locomoção. O processo para residentes fora do país também não exige o comparecimento aos consulados para efetivação da prova de vida. A única exceção são os segurados inativos submetidos à curatela e os pensionistas menores ou curatelados.

Para realizar a prova de vida digital, é necessário criar uma conta no aplicativo e.gov, do Governo Federal, e possuir carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE. A foto utilizada para o reconhecimento facial é validada nas bases da Justiça Eleitoral e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O Previ-Rio destaca que o não recadastramento, por meio de qualquer uma das duas formas possíveis, resultará na suspensão temporária do pagamento. A medida visa garantir o controle e a transparência dos benefícios concedidos pela prefeitura. Com a nova funcionalidade, a realização da prova de vida torna-se mais prática e simplificada para os segurados e pensionistas da prefeitura.

Mais informações estão disponíveis na página do Previ-Rio.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *