
Foto: Prefeitura de Niterói
No interior da Região de Pendotiba, a Avenida Plínio Gomes de Mattos Filho, localizada em Várzea das Moças, tem protagonizado uma história de amor inusitada. Esta via, conhecida por suas belezas naturais e localização privilegiada, enfrentava uma grande dificuldade: as constantes chuvas que alagavam as suas ruas e causavam transtornos à população.
“A Avenida é a principal rua do bairro e faz divisa com o município de São Gonçalo. Neste ponto estava acontecendo o acúmulo de água nos dias de chuva, devido à direção da drenagem, que jogava a água pluvial para o lado de São Gonçalo. Em seguida, mudamos a direção da drenagem e com isso não teremos mais alagamentos”, explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Contudo, para reverter essa situação, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) decidiu agir. Dessa forma, com um plano cuidadosamente elaborado, o objetivo era minimizar os impactos das chuvas e permitir que o amor pela via pudesse fluir livremente.
“Serão plantados 12 paus brasis, formando uma alameda de árvores. Já tínhamos realizado o plantio de 25 mudas, 8 Jasmins do Caribe e 17 Oitis. Serão, no total, 37 novas árvores na via”, complementou Dayse, acrescentando que a água captada vai ser coletada para um córrego local já existente
Enfim, as obras da drenagem de águas pluviais começaram recentemente e estão sendo executadas por etapas. Inicialmente, foi realizada a escavação para a instalação de manilhas de 40 cm de diâmetro por 1m de comprimento, ao longo de 240 metros da rua. Assim, cada etapa foi concluída com sucesso, demonstrando o comprometimento da equipe que trabalha incansavelmente nesta missão.