O futuro político do Rio de Janeiro começa a ser traçado, enquanto os líderes do Cidadania 23 reforçam seu compromisso com o fortalecimento democrático e a expansão de suas bases. Em um evento realizado na última quinta-feira (7), na sede da Associação Comercial de Niterói, o Presidente Nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, reuniu uma série de lideranças e membros do partido. O intuito foi refletir sobre os avanços conquistados nas eleições municipais de 2024 e como lançar as bases para o ciclo eleitoral de 2026. O encontro foi mais do que uma simples celebração. Foi um momento de planejamento estratégico, onde se destacaram os compromissos com a democracia e a gestão pública de qualidade.
Com um tom enfático e esperançoso, Comte Bittencourt, líder nacional do Cidadania, parabenizou os membros do partido pelas vitórias conquistadas nas urnas. Ele apontou que o grande desafio agora é continuar se fortalecendo para o embate eleitoral que se aproxima.
“Muito importante receber companheiros de várias regiões do estado. Precisamos comemorar muito a vida, a democracia. Nosso partido está de parabéns pelos prefeitos e vereadores, eleitos e reeleitos que até fizeram sucessores com grande votação. Esses resultados demonstram como o nosso partido está no caminho certo e se fortalecendo para as eleições de 2026”, disse o presidente, destacando o crescimento e a consolidação do partido no estado.
O evento também serviu para ressaltar a importância de fortalecer a presença do Cidadania nas Câmaras Municipais e na gestão dos prefeitos eleitos e reeleitos. Para Comte, é imprescindível que o partido reafirme sua proposta de atuação política pautada pela ética e pelo compromisso com a democracia. Pilares que orientam suas bandeiras históricas. O fortalecimento da educação pública foi um dos pontos destacados como urgente para garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento social nos municípios.
Liderança regional e conquistas eleitorais
Entre os discursos que marcaram o encontro, o de Welberth Rezende, reeleito prefeito de Macaé e atual presidente estadual do Cidadania, foi um dos mais emocionados. Ele afirmou que o Cidadania, sob a liderança de Comte Bittencourt, é um exemplo de política com princípios éticos, de qualidade e comprometimento.
“Quase 20 anos no Cidadania, fico feliz de reencontrar os companheiros e tenho muito orgulho de fazer parte deste partido que tem compromisso em crescer com qualidade”, declarou Welberth, enfatizando que quase duas décadas de militância são um reflexo do compromisso do partido com a construção de um futuro melhor.
Homenagens e alianças no Rio
O encontro também foi palco de importantes homenagens a figuras que contribuíram com o crescimento do partido. A militante Jane de Castro Cardoso, que há décadas é uma referência para o Cidadania no estado, recebeu uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação. Com um olhar voltado para o futuro, Comte Bittencourt foi também homenageado. Recebeu aplausos por sua liderança à frente do partido, que ele tem conduzido com um equilíbrio de renovação e respeito às raízes ideológicas.
Entre as autoridades presentes, o ex-prefeito de Vitória, Luciano Santos Rezende, foi destaque ao ministrar uma palestra sobre gestão pública. Sua experiência como gestor, especialmente no campo da implementação de políticas públicas de qualidade, foi considerada um grande aporte para os novos prefeitos e vereadores que assumem suas responsabilidades nos próximos anos.
Rumo a 2026
O Cidadania segue apostando no crescimento e fortalecimento da sua base política. Em 2024, o partido conquistou quatro prefeituras no Rio de Janeiro, além de 41 cadeiras nas Câmaras Municipais. Entre as vitórias mais expressivas, estão as reeleições de Welberth Rezende (Macaé), Valmir Lessa (Conceição de Macabu), e a histórica eleição de Fabinho (Iguaba Grande), que obteve 95,09% dos votos.
Bernard Tavares, de Carapebus, também conquistou uma vitória expressiva, com 63,53% dos votos válidos, e seu vice, Borginho, foi um dos destaques do encontro. No total, o Cidadania elegeu quatro prefeitos, um vice-prefeito e um número considerável de vereadores, consolidando-se como uma força política crescente no estado.
Metas para o futuro: capacitação e inovação
Além das vitórias políticas, o encontro teve como um dos focos a divulgação das atividades da Fundação Astrojildo Pereira (FAP). Ela promove cursos voltados para a capacitação de prefeitos e vereadores, com ênfase na gestão pública. A FAP, instituição de estudos políticos do Cidadania, tem desempenhado um papel fundamental na formação e atualização de seus quadros políticos, sempre com o objetivo de fortalecer a democracia e o debate republicano.