
Prefeito vistoria obras da Maternidade Alzira Reis em Niterói | Divulgação/Claudio Fernandes/Prefeitura de Niterói
A Maternidade Alzira Reis, localizada em Charitas, está em fase final de reforma e terá sua capacidade de atendimento ampliada em 30%. A previsão de inauguração é para maio, mês das comemorações do Dia das Mães. A unidade está prestes a se tornar uma das mais modernas do Estado do Rio de Janeiro.
Durante visita técnica realizada nesta quarta-feira (9), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, percorreu as instalações da unidade. Ele estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, da primeira-dama Fernanda Sixel Neves e de uma comitiva da prefeitura.
“Estou muito feliz porque começamos a sonhar com esse projeto em 2018, de fazer essa grande reformulação aqui que vai permitir a ampliação em 30% da capacidade de atendimento da maternidade de Niterói. Será a melhor maternidade pública municipal do Brasil. É o nosso compromisso com a população. Nossos nikitinhos vão nascer de frente para a praia de Charitas com esse visual incrível”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
A inspeção incluiu os dois andares da maternidade, com visita às salas de internação, parto humanizado, amamentação, centro cirúrgico, refeitório e setores de exames como ultrassonografia e cardiotocografia. A obra é executada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (Emusa) e recebeu um investimento total de R$ 27 milhões.
“A Maternidade Municipal Alzira Reis será uma unidade modelo que, além de possibilitar a ampliação do atendimento, contará com toda a infraestrutura necessária para garantir um parto de qualidade e seguro para mães e bebês”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.
Sustentabilidade e tecnologia no projeto
A nova estrutura da Maternidade Alzira Reis inclui um sistema moderno de ar-condicionado, elevadores eficientes e maior iluminação natural. Há também recursos sustentáveis como reuso da água da chuva, acessibilidade visual e segurança reforçada por câmeras.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Outro destaque é a implantação de uma rede de lógica, que integrará todos os serviços por sistema de informação. O projeto visa transformar a unidade em referência na assistência materno-infantil no estado.
Novos leitos e estrutura para partos humanizados
A ampliação da Maternidade Alzira Reis também contempla leitos de recuperação pós-anestésica e apoio completo para partos normais e cesáreos. Serão cinco novos ambientes integrados, que permitirão a realização do pré-parto, parto e pós-parto no mesmo local.

Prefeito vistoria obras da Maternidade Alzira Reis em Niterói | Divulgação/Claudio Fernandes/Prefeitura de Niterói
A unidade contará ainda com uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) voltada aos recém-nascidos. Os ambientes para acolhimento familiar também foram planejados, promovendo conforto e segurança aos acompanhantes.
Exames, observação e apoio ao aleitamento
Estão previstas salas especiais para exames como ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas. Haverá leitos de observação para avaliação médica e indicação de internação.
Os espaços para acompanhantes e para atividades de apoio ao aleitamento também fazem parte do novo projeto. A proposta busca oferecer atendimento humanizado, com foco no bem-estar de gestantes, bebês e familiares.