O deputado federal Alexandre Ramagem (PL), pré-candidato a prefeitura do Rio do ex presidente Jair Bolsonaro, está na mira da Polícia Federal (PF).
Uma operação, deflagrada na manhã desta quinta-feira (25), pela PF, cumpre, sobretudo, mandados de Busca e Apreensão contra o parlamentar.
A princípio, o objetivo da ação se refere a monitoramentos ilegais de pessoas na época em que Ramagem esteve no cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de inteligência, a ABIN. Em síntese, espionagem sem autorização, tanto de pessoas físicas bem como de autoridades. Os fatos teriam ocorrido entre 2019 e 2021.

Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Por volta das 6h30, a Polícia Federal chegou ao gabinete 401 da Câmara dos Deputados, em Brasília, para cumprir busca e apreensão. Há um mandado, também, para cumprimento no Rio de Janeiro.
Na quinta-feira (18) da semana passada, outro deputado federal fluminense, Carlos Jordy (PL) pré-candidato a prefeito de Niterói, também esteve na mira de operação da PF.
Tal qual Ramagem, Jordy também tem o apoio de Bolsonaro para sua candidatura. Entretanto, as operações não se relacionam. As investigações que recaem sobre Jordy, entretanto, tratam-se da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos antidemocráticos de 8 de Janeiro do ano passado.
Esta reportagem está em apuração. Desse modo, o texto terá alterações ao longo do dia, com o desenrolar dos fatos, inclusive, com o contraditório das partes citadas.