
Foto: Valter Campanato – Agência Brasil
O prazo para a inscrição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2023 encerra hoje, segunda-feira, 31 de julho. O processo deve ser realizado pelos coordenadores dos cursos, através do Sistema ENADE, tanto para os estudantes ingressantes quanto para os concluintes habilitados.
Durante a inscrição, é necessário que a Instituição de Educação Superior (IES) informe os dados acadêmicos e o número do CPF do estudante, de acordo com o cadastro realizado na Receita Federal. Cabe também à instituição informar aos estudantes sobre a sua inscrição no exame.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
Entre os dias 1º e 8 de setembro, os estudantes inscritos terão a possibilidade de acessar o sistema para indicar a necessidade de atendimento especializado e tratamento pelo nome social. Já de 6 a 26 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) irá divulgar os locais de aplicação das provas.
Contudo, do dia 1º de setembro ao dia 25 de novembro, os estudantes inscritos deverão preencher um questionário sobre seu perfil e processo formativo. Essa etapa é obrigatória para comprovar a participação do estudante no ENADE 2023.
No dia 26 de novembro, será aplicada a prova, que apresenta algumas novidades. O tempo mínimo de permanência na sala de aplicação da prova será ampliado de uma para duas horas. Além disso, nessa edição haverá mais acessibilidade, com a disponibilização do cartão-resposta ampliado, utilizando fonte de tamanho 18 para os participantes com deficiência visual.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
Dessa forma, a prova é composta por duas partes: a formação geral, comum a todas as áreas, contendo dez questões, sendo uma discursiva e nove de múltipla escolha; e o componente específico, com trinta questões, sendo uma discursiva e vinte e nove de múltipla escolha.
O ENADE avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias para aprofundar a formação. Enfim, os resultados são utilizados como parâmetros de avaliação das instituições de ensino superior brasileiras.