A partir de agosto, o Instituto Teatro Novo, localizado em São Domingos, Niterói, inicia o projeto “Práticas Acessíveis”. A iniciativa prentende dar dar voz e protagonismo, primordialmente, a pessoas com deficiência. Igualmente, quer promover a capacitação de trabalhadores da cultura. E, ao mesmo tempo, prepará-los para a criação de eventos e produtos mais inclusivos.
Para transformar tudo isso em ações concretas, o Teatro Novo vai realizar oficinas, bem como palestras gratuitas. Assim, vê-se que este projeto inovador tem o potencial de realizar uma grande transformação no cenário cultural de Niterói. Ou seja: tornando-o mais acessível e participativo.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através de um formulário online disponibilizado pela instituição.
Capacitação para a Inclusão
O “Práticas Acessíveis” terá duas etapas. A primeira, inicialmente em agosto, contará com quatro oficinas. Elas estarão voltadas, especificamente, para pessoas com deficiência intelectual e síndrome de Down: audiovisual, artes plásticas, digital influencer e percussão.
Ainda mais que essas atividades têm o intuito de explorar e potencializar as habilidades artísticas dos participantes. Sobretudo, oferecendo-lhes novas oportunidades de expressão e criação.
Por outro lado, em setembro, começa a segunda fase do projeto, destinada aos profissionais do setor cultural. Os encontros estarão focados em conceitos e ferramentas essenciais para a inclusão. Principalmente, no sentido de permitir que pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e neurodivergentes possam desfrutar plenamente das diversas formas de expressão cultural.
Dessa forma, os temas abordados incluirão comunicação acessível, exposições adaptadas, réplicas táteis, tradução em LIBRAS, teatro acessível, legendagem e estenotipia, acessibilidade no audiovisual, contação de histórias acessíveis, recursos sensoriais e palestras sobre cultura DEF e acessibilidade cultural.
+ LEIA TAMBÉM: ► Segurança se destaca na abertura das Olimpíadas de Paris 2024
+ LEIA TAMBÉM: ► Jogos Olímpicos: Conheça as novas modalidades
Impacto e Abrangência
O projeto “Práticas Acessíveis”, pretende, acima de tudo, capacitar diretamente 420 pessoas. Destas, 90 serão pessoas com deficiência intelectual e/ou síndrome de Down, com idade superior a 18 anos. De igual forma, 330 trabalhadores da cultura. Vale ressaltar que a iniciativa tem patrocínio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas.
Assim sendo, curadores, artistas, produtores, técnicos, estudantes e outros profissionais, com ou sem deficiência, terão a oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos para a promoção de uma cultura mais inclusiva.
Serviço
Instituto Teatro Novo | Rua General Andrade Neves, 281 – São Domingos, Niterói | https://instagram.com/institutoteatronovo
Inscrições Gratuitas: On-line até 29/07, segunda-feira.
Oficinas
- Oficina de Artes Plásticas (Pintura)
- Realização: 09/08 à 25/10
- Sextas-feiras, 13h30 às 15h
- Vagas: 10
- Inscrição aqui
- Oficina de Artes Plásticas (Pintura)
- Realização: 09/08 à 25/10
- Sextas-feiras, 15h30 às 17h
- Vagas: 10
- Inscrição aqui
- Oficina de Percussão
- Realização: 09/08 à 25/10
- Sextas-feiras, 15h30 às 17h
- Vagas: 10
- Inscrição aqui
- Oficina de Digital Influencer
- Realização: 09, 16, 23 e 29 de agosto
- Sextas-feiras, 10h às 12h
- Vagas: 10
- Inscrição aqui
Público: Pessoas com deficiência intelectual e síndrome de Down
Faixa Etária: A partir de 18 anos