No último dia 30 de junho, ocorreu em Maricá o ato “Político Cultural LGBTQIAPN+ – Respeite Nosso Orgulho”. O evento teve lugar na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade, e contou com apresentações de diversos artistas, como Bruna Mandz, Lunah Verdan, Katya Jones, Angelika Rawaxi, Luciano Rawaxi, Billé, Rose Lima, Rute Santana, Ísis Gouveiah e a DJ Mayara Ylo.
O principal objetivo da iniciativa foi celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ e promover a conscientização sobre os direitos e as diversas formas de violência enfrentadas por essa comunidade.
Carlos Alves, coordenador municipal LGBTQIAPN+ de Maricá e do Fórum LGBTQIAPN+, ressaltou a importância dos eventos realizados durante a Semana Márcia Marçal para fortalecer a rede de apoio aos direitos humanos na cidade. Além disso, destacou a necessidade de políticas públicas que garantam acesso ao trabalho, saúde, cultura, segurança e moradia digna para essa comunidade.
A Semana Marcia Marçal, que ocorreu de 21 a 30 de junho, também promoveu outras atividades, como uma palestra sobre educação pelos direitos humanos no Instituto Federal Fluminense (IFF), o hasteamento da bandeira Arco Íris do Orgulho LGBTQIAPN+ na Casa de Cultura.
A entrega de moções na Câmara Municipal para homenagear os militantes do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ e um debate na Lona Cultural de Itaipuaçu com profissionais da saúde. Essas ações contribuíram para ampliar o diálogo e conscientizar a população sobre a importância de combater a LGBTfobia e garantir igualdade de direitos para todos.