Leste FluminenseNiterói

Poste podre gera revolta na Região Oceânica – VÍDEO

Poste de madeira está envergado há tempos | André Freitas/Folha do Leste

 

No último dia 15 de setembro, o FOLHA DO LESTE publicou reportagem sobre um poste de madeira prestes a desabar em Itaipu, Região Oceânica da cidade. Passadas pouco mais de duas semanas, a situação permanece inalterada e é motivo de protesto por parte de moradores e comerciantes da região.

Madeira do poste apodreceu na base, ao ponto de dar para colocar a mão sob sua base | André Freitas/FL

O poste fica na esquina da Avenida Ewerton da Costa Xavier (Central) com a Rua Senador Lúcio Bittencourt. Na ocasião da publicação da primeira matéria, a concessionária Enel, responsável pelo equipamento, informou que enviaria uma equipe ao local naquele mesmo dia. Contudo, nada mudou desde então.

O apodrecimento do poste ainda mais evidente com uma rachadura ao longo de seu cumprimento | André Freitas/FL

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Um dos principais riscos associados aos postes de madeira é o apodrecimento. A madeira é um material orgânico que é suscetível à deterioração por fungos e insetos. Quando a madeira apodrece, torna-se menos forte e mais propensa a quebra. Isso pode representar um risco para a segurança, pois pode fazer com que o poste se incline ou caia.

Créditos: André Freitas/FL

Outro risco importante é o fogo. A madeira é um material inflamável, e um poste feito neste material, caso entre em chamas, pode causar danos significativos à propriedade e até mesmo ferimentos ou mortes.

Créditos: André Freitas/FL

À pedido de comerciantes, nossa reportagem esteve novamente no local. O poste fica ao lado de um centro comercial, o shopping Ibiza. Com o risco de queda, parte das vagas de rua foram interditadas para evitar acidentes. Além disso, existe o risco de curto-circuito caso o poste caia, o que poderia causar falta de luz na região.

Créditos: André Freitas/FL

Diversos pedidos já foram feitos por comerciantes e lojistas para a troca do poste.

“É um absurdo a Enel não tomar nenhuma atitude para resolver esse problema. O poste está há meses ameaçando cair e a empresa parece não se importar”, disse um comerciante da região, que pediu sigilo de sua identidade.

Todavia, o comerciante Armond Cordeiro Marques, fez questão de registrar em vídeo sua indignação.

Quando um bêbado derruba um poste dirigindo no final de semana, a Enel logo aparece para trocar. Mas aqui, enquanto não houver uma tragédia, parece que ele não vai ser trocado”, disse Job Júnior.

O que diz a Enel

Novamente procurada, a Enel informou que enviou um gestor ao local para verificar a situação do poste, e que irá substituí-lo até o dia 22 de outubro.

Prefeitura de mãos atadas

O FOLHA DO LESTE também perguntou à Prefeitura de Niterói que ações de fiscalização o governo municipal pode colocar em prática em casos do tipo. Todavia, o Município revelou estar “de mãos atadas”.

A Prefeitura de Niterói informou que a Enel se trata uma concessão federal. E que, por conta disso, não pode fiscalizar ou autuar a concessionária por necessidade de reparo e troca dos postes do município. Nem mesmo da fiação que é colocada nestes postes. Por fim, cabe ao poder público municipal, apenas, oficiar a concessionária.

Ressaltou ainda que, em 2014, a Prefeitura criou a Lei dos Fios, com o objetivo de fiscalizar a Enel, mas, em em virtude da sentença proferida prela Justiça, a Prefeitura está impedida de lavrar notificações ou autos de infração contra a concessionária.

“O cidadão deve entrar em contato diretamente coma companhia através do telefone 0800 00 120 00”, orientou a Prefeitura de Niterói.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *