Leste FluminenseNiterói

Poste cai na Região Oceânica após omissão da Enel – VÍDEO

A omissão e falta de eficiência da concessionária Enel no que diz respeito a um poste podre de madeira, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói, teve o resultado que moradores e comerciantes tanto tentaram evitar.

O engenho obsoleto, que fica na Rua Senador Lúcio Bittencourt, esquina com Avenida Ewerton da Costa Xavier (Avenida Central), inclinou ainda mais. Desse modo, um poste particular de energia, que estava praticamente sustentando o poste podre, através dos fios de energia que o alimentavam, começou a envergar. E veio ao chão, totalmente, na manhã desta terça-feira (7).

Revolta do morador

Por sorte, uma motocicleta não acabou atingida. Todavia, fios energizados ficaram expostos, na calçada. Do outro lado da rua, defronte ao poste podre de madeira inclinado, funciona um movimentado centro comercial, o Ibiza. Há riscos de queda.

Tentativa de fuga e perigo de vida

Uma equipe da concessionária chegou ao local, por volta de 10:30. Segundo moradores, tentaram ir embora sob o argumento de que outra equipe estava designada pela chefia para atendimento. E somente teriam permanecido após uma pessoa ameaçar chamar a polícia. Principalmente, porque há situação de exposição de perigo à vida, com o poste para cair e risco de choque com cabos energizados caídos no chão.

Recentemente, em Niterói, um homem morreu ao ter contato com um cabo energizado. O fato aconteceu em Charitas.

 

Policiamento acionado para evitar que equipe da Enel deixe o local

 

Agonia do poste

Em suma, trata-se de mais um capítulo da saga desse poste, há tempos denunciada pela reportagem do FOLHA DO LESTE, com promessas não cumpridas pela concessionária Enel.

A situação se agravou na segunda-feira. Um morador chegou a gravar um vídeo, mostrando a situação de risco que ameaçava tanto ele e sua família, bem como outras pessoas. Tudo em razão de uma situação em que a prevenção deu lugar a um remédio amargo, que tem ainda como efeito colateral aborrecimentos e contrariedades desnecessárias.

 

 

 

Novela sem final feliz

 

Semanas atrás, a Enel já havia adiado a troca do equipamento, que estava prevista para o último dia 22. Segundo a empresa, o trabalho aconteceria na primeira quinzena de novembro, mas, nesse meio tempo, o segundo poste caiu. Então, não há mais escapatória.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

A precariedade do poste de responsabilidade da concessionária é alvo de reclamações há pelo menos três anos. Em 15 de setembro, o FOLHA DO LESTE publicou a primeira reportagem sobre a situação. Inicialmente, a Enel informou que, naquele dia, enviaria uma equipe ao local.

Região Oceânica: mais um poste ameaça cair - VÍDEO

Postes estão conectados por cabos – Foto: Reprodução – Redes Sociais

Todavia, não houve a substituição do equipamento. Já em matéria publicada no dia 2 de outubro, a empresa disse que faria a troca no último domingo. Entretanto, para a surpresa dos moradores, o poste continuou no local, inclinado, oferecendo riscos à segurança.

A culpa é das chuvas

Ao prestar esclarecimentos sobre a reprogramação da substituição do poste a concessionária Enel usou como argumento a contingência associada às chuvas que atingiram a cidade em outubro. No entanto, a empresa não tinha chegado a estabelecer uma data específica para realizar o trabalho.

Alto risco

O poste é feito em madeira, material orgânico que é suscetível à deterioração por fungos e insetos. Quando a madeira apodrece, torna-se menos forte e mais propensa a quebra. Isso pode representar um risco para a segurança, pois pode fazer com que o poste se incline ou caia.

Outro risco associado aos postes de madeira é o fogo. A madeira é um material inflamável, e um poste de madeira que pega fogo pode causar danos significativos à propriedade e até mesmo ferimentos ou mortes.

Contraditório

A Enel foi questionada se, devido ao comprometimento do segundo poste, a troca do equipamento será antecipada. Além disso, a empresa foi perguntada se também irá reparar o poste localizado na residência.

A empresa afirmou que uma equipe de emergência da distribuidora trabalhava no local, durante o começo da noite desta terça-feira, para substituir o poste abalroado por um veículo durante a manhã. Em relação aos dois postes instalados em área privativa, que também sofreram danos, a Enel disse que também fará a troca por outros no padrão da companhia.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

1 Comentário

  1. Aconselho a todos que estiverem com esse problema de reprogramação da Enel fazer uma reclamação na ANEEL. Fiz isso e depois de anos segundo os vizinhos o poste em frente a minha casa foi trocado em questão de dias.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *