CarnavalSão Gonçalo

Porto da Pedra faz ensaio arrebatador na Sapucaí

A Porto da Pedra, escola de Samba paixão e orgulho de São Gonçalo, realizou, na noite deste domingo (7), um ensaio arrebatador na Sapucaí. A agremiação abriu a temporada de ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial, a elite do carnaval, com um desfile arrebatador, do começo ao fim.

Desse modo, mostrou que o Tigre promete rugir alto na apresentação oficial, no domingo de carnaval (11/02), podendo almejar muito mais do que a permanência na elite.

Acima de tudo, não houve ponto baixo. Desde a comissão de frente, até a apresentação da última ala. O excelente samba-enredo, um dos melhores da safra de 2024, funcionou. Ainda mais, com o impulso do experiente cantor Wantuir.

Wantuir, puxador da Porto da Pedra

Ele, juntamente com a bateria do Mestre Pablo, fez a comunidade cantar e sambar a plenos pulmões, riscando o chão da avenida com muito gingado. Inclusive, a falha no carro de som, na parte final da apresentação, serviu, sobretudo, para mostrar a força do canto de seus apaixonados componentes.

Comissão de Frente

Igualmente arrebatadoras, as performances da comissão de frente, comandada por Júnior Scapin, e do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rodrigo França e Denadir Garcia.

1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Considerando que as escolas de samba são julgadas por quesitos, dos que pudemos observar e analisar nesta apresentação, a Porto da Pedra foi 10 em todos os possíveis.

Apoio político

Antes do grito de guerra, o puxador oficial, Wantuir, fez questão de agradecer o apoio da Prefeitura de São Gonçalo à escola.

Desfile e enredo

A Unidos do Porto da Pedra abrirá os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval (11/02), com o enredo “Lunário Perpétuo – A profética do saber popular”, do Mauro Quintaes e do enredista Diego Araújo.

O “Lunário Perpétuo” se trata de um almanaque de sabedoria popular, escrito na Espanha no século XVI, que chegou ao Brasil no século XVIII. Tão logo, tornou-se um objeto precioso nos sertões nordestinos. Dessa forma, o lunário reúne saberes sobre astrologia, medicina, agricultura, entre outros.

No século XIX, o lunário se fundiu aos saberes populares nordestinos, dando origem a uma profética singular. O lunário também foi base para o almanaque de um matuto, ensinou a cuidar do corpo, inspirou um movimento artístico e, ainda, teve sua recriação por um eterno brincante.

Com isso, a Porto da Pedra pretende fazer do “Lunário Perpétuo” o seu guia no para o sucesso no carnaval 2024, celebrando o saber popular e a cultura brasileira.

 

Letra do Samba

Autores: Guga Martins, Passos Júnior, Gustavo Clarão, Lucas Macedo, Leandro Gaúcho, Clairton Fonseca, Richard Valença, Gigi da Estiva, Abílio JR, Marquinho Paloma, Cristiano Telles e Alison Picanço

Intérprete: Wantuir

Olhe pro céu onde a lua vagueia
As estrelas brilham no chão
Sabedoria é a luz que clareia
Porto da Pedra no meu coração

Sou seu lunário! Conselheiro imortal!
Já ‘folheando’ cada ponto cardeal
Alquimia de almanaque (sou eu, sou eu)
Cada toque no atabaque (sou eu, sou eu)

Quem acendeu as lamparinas desse céu?
No Brasil os retirantes são os astros de cordel

O sertão profetizou, cada flor do Cariri
A ‘ciência’ desse povo, eu não guardo só pra mim
Separei as folhas secas misturadas no pilão
Confiei à rezadeira uma nova oração

… Só porque eu escolhi, navegar por esse mar!
A viola perguntou para o santo do lugar:
Responda, ‘meu Sinhô’! Será que é amor?
Meu povo vai passar!

Tanta gente esperou por esse dia…
O pincel, a cantoria… Nunca foi ponto final!
E lá do ‘auto’ como a vida é um repente
O estandarte vai na frente
Muito mais que carnaval!
Vem Antônio, vem menino!
Seu destino é cirandar
Um brincante nordestino
A missão: perpetuar!

Quarto minguante, a moringa quase seca
Maré virou… Virou luar!
Tem alambique pra beber na quarta-feira
Okê, caboclo! Tempo bom vem pra ficar!

Quarto minguante, a moringa quase seca
Maré virou… Virou luar!
Tem alambique pra beber na quarta-feira
Faltava o Tigre pro lunário completar!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Carnaval