Especial Carnaval 2024

Portela Leva enredo literário para o carnaval do Rio de Janeiro

Créditos: Agência Brasil

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, promete encantar o público do Sambódromo Marquês de Sapucaí com mais um enredo literário em 2024. Sob o tema “Um Defeito de Cor”, baseado na obra da escritora negra Ana Maria Gonçalves, a agremiação recria os caminhos imaginados da história de Luísa Mahin, na perspectiva de seu filho Luís Gama.

Nos anos anteriores, a Portela já adaptou obras como “Memórias de um Sargento de Milícias”, “O Tronco do Ipê”, “Pasárgada, o amigo do rei” e “Macunaíma”, demonstrando sua afinidade com a literatura brasileira.

Desenvolvido pela dupla de carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues, o enredo da Portela narra uma história emocionante por meio de uma carta sonhada, na qual Luís Gama se dirige à sua mãe, Luísa Mahin, de quem foi separado ainda na infância.

“A história de uma mãe, heroína, filha de África, que pariu a liberdade dessa nação. É uma honra imensa contar essa história e imaginar esse reencontro de Luísa com Luís Gama. Essa história fala de todos nós. É a nossa identidade construída no tempo”, destaca Antônio Gonzaga.

A autora Ana Maria Gonçalves, responsável pela obra homenageada, expressa sua gratidão pela oportunidade e acredita que o desfile tem potencial para conquistar o título. “As conversas da literatura, principalmente da literatura que eu faço, com outras linguagens com um apelo que provavelmente um livro não alcançaria. Eu estou muito feliz com esse diálogo com a Portela. Eu acho que é um desfile que tem tudo para ser campeão sim”, afirma Ana Maria.

A Portela desfilará como a segunda escola do Grupo Especial na segunda-feira (12), após a Mocidade Independente de Padre Miguel. O desfile será seguido por apresentações da Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *