O ponto de táxis da Praça Arariboia, no Centro de Niterói, será transferido para uma área próxima ao bicicletário público, onde antes havia um ponto de ônibus.
A mudança, que também afeta o ponto de embarque e desembarque de passageiros de aplicativos, busca melhorar a organização no local, mas gera debates entre taxistas e líderes do setor.
+ LEIA TAMBÉM: ►Ônibus pega fogo e interdita Avenida Brasil
As mudanças incluem a relocação do ponto de embarque e desembarque de passageiros por aplicativos, atualmente em um recuo próximo à estátua de Arariboia.
Apesar de não haver data exata para a realocação, o novo local, segundo o taxista Sebastião Motta, de 76 anos e com 45 de profissão, poderá melhorar o fluxo de passageiros. Ele acredita que a localização à saída da estação das barcas atrairá mais turistas, aumentando as corridas.
“A mudança é positiva, pois o novo ponto ficará logo na saída da estação, visível para turistas e passageiros. Isso deve aumentar nosso lucro e valorizar a região”, destaca Motta.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Niterói, Celso José Wermelinger, no entanto, a mudança preocupa. Segundo ele, qualquer alteração sem comunicação prévia afeta não só taxistas, mas também os passageiros que frequentam o local.
“Estamos preocupados, pois essa mudança pode ser prejudicial para o setor e para os passageiros. Vou buscar mais informações sobre isso”, declarou Wermelinger.
Outro taxista, Carlos Alberto de Souza, de 74 anos e com 50 anos de experiência, apoia a mudança e ressalta a importância do ponto para turistas e moradores. Segundo ele, a região é um ponto turístico de Niterói, tornando o ponto de táxi fundamental.
“Aqui é um cartão postal de Niterói; o ponto deve estar presente para atender turistas e moradores. Sabemos da mudança, mas não houve comunicação oficial até agora”, comenta Souza.
Mudanças também no Terminal Sul e na Avenida Visconde do Rio Branco
A reorganização do trânsito na região inclui mudanças no Terminal Sul, na Avenida Visconde do Rio Branco, para dar suporte às obras de expansão em curso.
Desde o dia 11, 18 linhas de ônibus tiveram alterações em suas baias, e cinco passaram a operar na Praça Juscelino Kubitschek. Essas mudanças impactam diretamente passageiros que utilizam o Terminal João Goulart, que faz a conexão com a Zona Sul, Região Oceânica e Pendotiba.
+ LEIA TAMBÉM: ►Concerto gratuito da Orquestra Carioca de Flautas em Niterói
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade informou que as mudanças são temporárias e fazem parte das obras de revitalização da Avenida Visconde do Rio Branco, previstas para se concluir até o dia 30 de novembro. As intervenções, segundo a Secretaria, visam melhorar o fluxo de veículos e o acesso de pedestres em uma área com alto volume de tráfego.