Estado do Rio de JaneiroNorte Fluminense

Ponte da Integração é inaugurada e conecta Norte Fluminense, prestando tributo à memória de João Peixoto

Rodrigo Bacellar e Claudio Castro na inauguração da Ponte da Integração

Rodrigo Bacellar e Claudio Castro inauguram uma nova era para o Norte Fluminense | Philippe Lima/Governo do Rio/Divulgação

Após quatro décadas de espera, a Ponte da Integração Deputado João Peixoto finalmente teve sua inauguração nesta quarta-feira (12/02), ligando os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. O campista Rodrigo Bacellar (União), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), juntamente com o governador fluminense Cláudio Castro (PL), concretizaram a antiga promessa.

A obra reduz em 80 quilômetros a distância entre as duas cidades: São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Até 1996, se tratavam apenas de um só município, o primeiro. Tal distância, enfim encurtada, consistiu no principal argumento separatista da época. Por essa razão, o feito consiste não só num marco de desenvolvimento regional, mas também numa conquista logística e justiça histórica.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Com 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura, a Ponte da Integração finalmente conecta o único trecho da costa brasileira que ainda não possuía ligação direta. Uma obra que não apenas encurta caminhos, mas aproxima histórias, comunidades e oportunidades.

Construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ao custo de 291 milhões, a estrutura beneficiará cerca de um milhão de pessoas. O trânsito já está liberado para veículos.

A luta de João Peixoto pela ponte

deputado estadual João Peixoto

Ex-deputado estadual João Peixoto, que dá nome à ponte, morreu de Covid-19 em 2020 | Alerj/Arquivo

O ex-deputado estadual João Peixoto, que dá nome à ponte, sempre foi um incansável defensor da obra desde seu primeiro mandato, entre 1995 e 1998. Prometeu e lutou pela construção, que só agora, mais de 20 anos depois de suas primeiras articulações, tornou-se realidade. Seu nome, eternizado na estrutura, revela-se um tributo ao compromisso que assumiu com a população da região.

Presenças políticas de destaque

Lideranças políticas regionais no palanque da inauguração da Ponte da Integração João Peixoto

Lideranças políticas regionais no palanque da inauguração da Ponte da Integração João Peixoto, com o deputado Rodrigo Bacellar e o governador Cláudio Castro | Philippe Lima/Governo do Rio/Divulgação

O governador Cláudio Castro celebrou a inauguração, considerando o dia como histórico para o estado do Rio e, principalmente, para os moradores do Norte Fluminense.

A inauguração da Ponte da Integração é uma realização de um sonho aguardado há mais de 4 décadas. A obra estava parada desde 2012. A ponte vai encurtar caminhos e impulsionar a economia local. Estamos interiorizando os investimentos e garantindo justiça e desenvolvimento ao povo do Norte fluminense, esse é o nosso legado”

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar destacou a relevância histórica e econômica da ponte. Vale dizer que a entrega da obra acontece em seu berço eleitoral, com principal base em Campos dos Goytacazes, maior município da mesorregião.

Rodrigo Bacellar, Marcos Bacellar, Claudio Castro, inauguração da Ponte da Integração entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana

Rodrigo Bacellar, ao lado do pai e mentor político, o ex-presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcos Bacellar, e também do governador Claudio Castro com uma multidão ao fundo | Philippe Lima/Governo do Rio/Divulgação

“É uma alegria virmos aqui para realizar essa entrega, que tem um papel importantíssimo para a economia local. Esse é um legado desse governo para a população de Campos e dos outros municípios que serão beneficiados com esse equipamento”, afirmou Bacellar.

A deputada estadual Carla Machado (PT), ex-prefeita de São João da Barra, também marcou presença na solenidade, assim como os prefeitos de Campos, Wladimir Garotinho (PP); de São João da Barra, Carla Caputti (União); e de São Francisco de Itabapoana, Professora Yara Cinthia (Solidariedade).

História e separação: a ponte que faltava

A emancipação de São Francisco de Itabapoana, em 1995, ocorreu pela Lei Estadual nº 2.379, sancionada pelo então governador Marcelo Alencar. Os distritos que hoje formam o município — Barra Seca, Itabapoana e Maniva — pertenciam a São João da Barra, mas eram separados pelo leito do Rio Paraíba do Sul, cuja foz está em Atafona, São João da Barra.

O município, no entanto, somente teve sua instalação em 1º de janeiro de 1997, tendo o radialista, empresário e então deputado estadual Barbosa Lemos (ex-PSDB) como seu primeiro prefeito.

Barbosa Lemos

Ex-deputado estadual Barbosa Lemos estava em seu segundo mandato quando se tornou o primeiro prefeito de São Francisco de Itabapoana | Reprodução

A falta de uma ponte foi um dos fatores determinantes para a separação territorial, aprovada pela Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Alerj na legislatura de 1991-1994.

A Ponte da Integração, portanto, não se trata apenas uma ligação física, mas a realização de um sonho antigo, unindo um território que até então estava separado pela geografia.

Impactos na economia e qualidade de vida

Muito mais que encurtar o caminho entre os dois municípios, a ponte traz benefícios diretos ao agronegócio, ao turismo e à mobilidade da região. Milhares de produtores rurais terão acesso facilitado a mercados, e o turismo regional, com suas praias e hotéis-fazendas, deve ganhar um novo impulso. Estima-se que mais de 2.300 veículos trafeguem diariamente pela ponte.

Além disso, o DER está investindo R$ 155 milhões em obras de pavimentação nas rodovias RJ-196 e RJ-194.

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *