
Rodrigo Bacellar e Claudio Castro inauguram uma nova era para o Norte Fluminense | Philippe Lima/Governo do Rio/Divulgação
Após quatro décadas de espera, a Ponte da Integração Deputado João Peixoto finalmente teve sua inauguração nesta quarta-feira (12/02), ligando os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. O campista Rodrigo Bacellar (União), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), juntamente com o governador fluminense Cláudio Castro (PL), concretizaram a antiga promessa.
A obra reduz em 80 quilômetros a distância entre as duas cidades: São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Até 1996, se tratavam apenas de um só município, o primeiro. Tal distância, enfim encurtada, consistiu no principal argumento separatista da época. Por essa razão, o feito consiste não só num marco de desenvolvimento regional, mas também numa conquista logística e justiça histórica.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Com 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura, a Ponte da Integração finalmente conecta o único trecho da costa brasileira que ainda não possuía ligação direta. Uma obra que não apenas encurta caminhos, mas aproxima histórias, comunidades e oportunidades.
Construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ao custo de 291 milhões, a estrutura beneficiará cerca de um milhão de pessoas. O trânsito já está liberado para veículos.
A luta de João Peixoto pela ponte

Ex-deputado estadual João Peixoto, que dá nome à ponte, morreu de Covid-19 em 2020 | Alerj/Arquivo
O ex-deputado estadual João Peixoto, que dá nome à ponte, sempre foi um incansável defensor da obra desde seu primeiro mandato, entre 1995 e 1998. Prometeu e lutou pela construção, que só agora, mais de 20 anos depois de suas primeiras articulações, tornou-se realidade. Seu nome, eternizado na estrutura, revela-se um tributo ao compromisso que assumiu com a população da região.
Presenças políticas de destaque

Lideranças políticas regionais no palanque da inauguração da Ponte da Integração João Peixoto, com o deputado Rodrigo Bacellar e o governador Cláudio Castro | Philippe Lima/Governo do Rio/Divulgação
O governador Cláudio Castro celebrou a inauguração, considerando o dia como histórico para o estado do Rio e, principalmente, para os moradores do Norte Fluminense.
A inauguração da Ponte da Integração é uma realização de um sonho aguardado há mais de 4 décadas. A obra estava parada desde 2012. A ponte vai encurtar caminhos e impulsionar a economia local. Estamos interiorizando os investimentos e garantindo justiça e desenvolvimento ao povo do Norte fluminense, esse é o nosso legado”
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar destacou a relevância histórica e econômica da ponte. Vale dizer que a entrega da obra acontece em seu berço eleitoral, com principal base em Campos dos Goytacazes, maior município da mesorregião.

Rodrigo Bacellar, ao lado do pai e mentor político, o ex-presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcos Bacellar, e também do governador Claudio Castro com uma multidão ao fundo | Philippe Lima/Governo do Rio/Divulgação
“É uma alegria virmos aqui para realizar essa entrega, que tem um papel importantíssimo para a economia local. Esse é um legado desse governo para a população de Campos e dos outros municípios que serão beneficiados com esse equipamento”, afirmou Bacellar.
A deputada estadual Carla Machado (PT), ex-prefeita de São João da Barra, também marcou presença na solenidade, assim como os prefeitos de Campos, Wladimir Garotinho (PP); de São João da Barra, Carla Caputti (União); e de São Francisco de Itabapoana, Professora Yara Cinthia (Solidariedade).
História e separação: a ponte que faltava
A emancipação de São Francisco de Itabapoana, em 1995, ocorreu pela Lei Estadual nº 2.379, sancionada pelo então governador Marcelo Alencar. Os distritos que hoje formam o município — Barra Seca, Itabapoana e Maniva — pertenciam a São João da Barra, mas eram separados pelo leito do Rio Paraíba do Sul, cuja foz está em Atafona, São João da Barra.
O município, no entanto, somente teve sua instalação em 1º de janeiro de 1997, tendo o radialista, empresário e então deputado estadual Barbosa Lemos (ex-PSDB) como seu primeiro prefeito.

Ex-deputado estadual Barbosa Lemos estava em seu segundo mandato quando se tornou o primeiro prefeito de São Francisco de Itabapoana | Reprodução
A falta de uma ponte foi um dos fatores determinantes para a separação territorial, aprovada pela Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Alerj na legislatura de 1991-1994.
A Ponte da Integração, portanto, não se trata apenas uma ligação física, mas a realização de um sonho antigo, unindo um território que até então estava separado pela geografia.
Impactos na economia e qualidade de vida
Muito mais que encurtar o caminho entre os dois municípios, a ponte traz benefícios diretos ao agronegócio, ao turismo e à mobilidade da região. Milhares de produtores rurais terão acesso facilitado a mercados, e o turismo regional, com suas praias e hotéis-fazendas, deve ganhar um novo impulso. Estima-se que mais de 2.300 veículos trafeguem diariamente pela ponte.
Além disso, o DER está investindo R$ 155 milhões em obras de pavimentação nas rodovias RJ-196 e RJ-194.