Niterói recebeu na última sexta-feira (22) o prefeito Axel Grael para debater a construção de uma Política Nacional de Trilhas. O evento ocorreu no auditório do Caminho Niemeyer, durante o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas. Ao lado de outros especialistas, o prefeito ressaltou a importância de investimentos e uma boa gestão para potencializar as trilhas como espaços de preservação ambiental, ecoturismo e geração de emprego.
Axel Grael, durante a mesa-redonda “Propostas e provocações para a construção de uma Política Nacional de Trilhas”, destacou a necessidade de capacidade de gestão das unidades de conservação. Ele ressaltou que é fundamental pensar e agir em todas as escalas, tanto localmente quanto globalmente.
“Temos aqui uma riqueza de debates muito grande. É fundamental ter foco na gestão. As trilhas precisam ser geridas como trilhas”, explicou o prefeito.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, organizado pela Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela Prefeitura Municipal de Niterói e pela Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), tem como objetivo discutir a importância das trilhas de longo curso de forma sustentável para a biodiversidade, especialmente para espécies ameaçadas de extinção.
Durante o evento, estão presentes líderes ambientais de diversos estados brasileiros, como Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. A programação completa do congresso pode ser acompanhada no site oficial do evento, disponível em: https://www.even3.com.br/2congressobrasileirodetrilhas/