
Foto: Marino Azevedo – Polícia Civil RJ
Um policial civil foi preso na manhã desta sexta-feira (12) na primeira fase da Operação Efésios VI, deflagrada pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil (CGPOL). O agente é investigado por crimes de extorsão, agiotagem e constituição de milícia.
Agentes da CGPOL cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao policial, nos bairros de Guaratiba e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Durante a ação, foram apreendidos documentos, celulares e outros materiais que serão analisados no âmbito da investigação.
Segundo as investigações, o policial e outros suspeitos foram até a residência de uma família e a acusaram de ter matado um idoso, que seria o proprietário da casa em que moravam.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
Com base nessa falsa acusação, o grupo exigiu o pagamento de R$ 100 mil ou a entrega do imóvel, além de obrigar as vítimas a assinarem um contrato de compra e venda fictício.
Contudo, as investigações revelaram que o idoso em questão, na verdade, havia falecido de causas naturais em São Paulo. Sendo assim, o policial e seus comparsas utilizaram a falsa informação sobre a morte para intimidar as vítimas e extorqui-las.
Enfim, a CGPOL relatou o inquérito ao Ministério Público e solicitou medidas cautelares contra o policial civil, que seria o principal autor dos crimes. Assim, as investigações continuam em andamento para identificar e prender os demais integrantes da organização criminosa.