
Policial civil é preso por fraude no Rio | Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil do Rio de Janeiro foi sacudida por uma operação que expôs um esquema criminoso de fraudes em registros de roubos de veículos. Um policial civil lotado na 24ª DP (Piedade) foi preso em flagrante, acusado de inserir dados falsos em boletins de ocorrência para beneficiar um grupo criminoso.
+ LEIA TAMBÉM: ►Bope realiza operação na comunidade da Mangueira
A investigação, realizada pela Corregedoria Geral da Polícia Civil em parceria com o Gaeco, revelou que o policial, em conluio com um empresário e um ex-funcionário da DRFA, registrava falsos boletins de ocorrência de roubo de veículos para que os proprietários obtivessem indenizações das seguradoras.
O esquema funcionava da seguinte forma: o policial, que tinha acesso ao sistema da polícia, inseria os dados falsos nos boletins de ocorrência. O ex-funcionário da DRFA, por sua vez, intermediava a negociação com os proprietários dos veículos, que recebiam o valor do seguro e entregavam os carros para o grupo criminoso.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
De acordo com as investigações, o policial era responsável por uma quantidade desproporcional de registros de roubos de veículos na delegacia onde estava lotado. Além disso, ele confeccionava boletins de ocorrência mesmo em seus dias de folga e sem a presença física das supostas vítimas.
Por fim, durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão. Assim, o policial civil foi preso em sua própria delegacia. O ex-funcionário da DRFA, considerado o cérebro da operação, está foragido. Já o empresário teve sua casa e escritório revistados.
Sendo assim, o esquema criminoso causou um grande prejuízo às seguradoras e minou a credibilidade da Polícia Civil. Além disso, a ação do grupo criminoso contribuiu para aumentar os índices de roubo de veículos no estado do Rio de Janeiro.