
Foto: Reprodução – Redes Sociais
Na manhã desta sexta-feira (8), moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro viveram momentos de tensão devido a operações da Polícia Militar em comunidades da região. O objetivo das ações era combater a atuação de criminosos. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, tiroteios foram registrados desde às 4h30 na Vila Aliança, localidade onde o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) está atuando hoje.
Relatos apontam que criminosos atearam fogo em barricadas e atravessaram ônibus nas vias para dificultar o acesso dos agentes à comunidade. Na Estrada do Taquaral, na Vila Aliança, um homem foi baleado e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Camará. Posteriormente, ele será transferido para a 34ª Delegacia de Polícia (Bangu). Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Além da Vila Aliança, o 14º BPM está atuando na Vila Moretti, em Bangu, e nas comunidades da Coréia, Cavalo de Aço, Rebu e Sapo, no Complexo de Senador Camará. O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) está realizando uma operação na favela da Muzema, no bairro do Itanhangá. Até o momento, não há registro de prisões ou apreensões.
As ações na Zona Oeste ocasionaram o fechamento de oito escolas municipais, afetando mais de 6,8 mil alunos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as escolas fechadas foram localizadas em Senador Camará, Vila Aliança, Coréia, Cavalo de Aço, Rebu, Sapo e Vila Moretti. Além disso, o Centro Municipal de Saúde Eithel Pinheiro de Oliveira Lima, em Senador Camará, precisou interromper o funcionamento durante a manhã, acionando o protocolo de acesso mais seguro, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde.