Região dos Lagos

Polícia Civil recupera celulares roubados na Região dos Lagos

Polícia Civil recupera celulares roubados na Região dos Lagos

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (1), a Polícia Civil deu início à Operação IMEI, com o objetivo de reaver celulares roubados. Na primeira fase da operação, os agentes atuaram em cidades da Região Metropolitana do Rio e da Região dos Lagos, tendo êxito na recuperação de 16 aparelhos, alguns dos quais já foram devolvidos aos seus respectivos donos.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública, o número de crimes envolvendo a subtração desses dispositivos no primeiro semestre de 2023 aumentou consideravelmente, registrando um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Durante a investigação, a equipe policial descobriu que muitos desses aparelhos foram encaminhados para fora do estado e adquiridos por receptadores em São Paulo, Paraná e estados do Nordeste.

A Polícia Civil ressalta que as pessoas que estavam em posse desses aparelhos serão responsabilizadas por receptação, um crime cuja pena varia de um a quatro anos de prisão. As investigações continuam com o intuito de identificar os autores desses delitos.

Segundo as autoridades policiais, a possibilidade de recuperar os celulares só foi possível devido ao fato das vítimas terem registrado o crime nas delegacias. Para efetuar o boletim de ocorrência, é necessário informar o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) do aparelho, presente nas configurações do telefone ou na caixa do dispositivo. Esse código desempenha um papel crucial na identificação do paradeiro do telefone, sendo considerado como a “impressão digital” do celular.
A Operação IMEI evidencia o empenho da Polícia Civil na recuperação de aparelhos roubados, assim como na punição dos responsáveis por esses crimes. Além disso, reforça a importância da colaboração das vítimas no registro dos delitos, fornecendo informações essenciais para o sucesso das investigações.
Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *