Estado do Rio de JaneiroMacaé

Polícia Civil desmantela quadrilha de crimes cibernéticos em grande operação

Polícia Civil desmantela quadrilha de crimes cibernéticos em grande operação

Foto: Ascom – Delegacia de Macaé

A Polícia Civil realizou na manhã desta sexta-feira (21) uma operação para combater crimes cibernéticos. A ação ocorreu em quatro estados: Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina.

No Rio de Janeiro, o mandado foi cumprido em Macaé. Os policiais apreenderam na casa de um menor de 16 anos cds, dvds, computador, celular e um caderno com anotações que vão ajudar nas investigações. O material foi levado para a delegacia da cidade e vai passar por perícia para verificar o conteúdo. O menor foi encaminhado para a delegacia de Macaé para prestar depoimento. O jovem foi acompanhado da mãe.

“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”

A operação foi realizada pelo Ministério da Justiça, pela Polícia Civil do Estado do Piauí e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina. O objetivo da ação é combater crimes cibernéticos como constrangimento ilegal, ameaça, violência psicológica contra a mulher, estupro de vulnerável, entre outros crimes.

O grupo de investigação vinculados ao MP de Santa Catarina conseguiu localizar perfis em redes sociais que, segundo a investigação, expressavam a intenção de praticar violência contra pessoas incluindo estupro, mutilações, massacres em estabelecimentos de ensino e culto e enaltecimento a símbolos ligados ao nazismo.

Os demais mandados foram cumpridos nas cidades de Ilha Grande/PI; Biguaçu/SC; Lucas do Rio Verde/MT.

A operação é um importante passo no combate aos crimes cibernéticos. A Polícia Civil está comprometida em proteger a população desses crimes e continuará trabalhando para garantir a segurança de todos.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *