Uma operação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) prendeu 15 pessoas. A operação realizada em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, neste domingo (17), por soltura ilegal de balões.
A ação também resultou na apreensão de um balão de cerca de 30 metros que já havia sido lançado e impediu a soltura de outro de aproximadamente 70 metros.
Dessa forma, as equipes foram ao local após receberem denúncias e encontraram os suspeitos em processo de produção dos balões.
Oito botijões de gás e outros materiais utilizados para encher os artefatos foram apreendidos. Um adolescente também foi apreendido.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
Sendo assim, ainda neste domingo, três balões foram resgatados na Baía de Guanabara e um em São Gonçalo.
A soltura de balões é considerada crime ambiental, pois pode causar incêndios, danos à fauna e à flora, além de colocar em risco a segurança aérea.
Assim, quem for pego fabricando, soltando ou comercializando balões pode pegar uma pena de 1 a 3 anos de prisão e multa a partir de R$ 10 mil.
Enfim, denúncias sobre soltura de balões podem ser encaminhadas às autoridades pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177. O anonimato é garantido.





























