Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (25), a Polícia Militar (PM) se encontra em uma operação de grande porte na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A princípio, o objetivo consiste em coibir a tentativa de expansão territorial por parte de criminosos. De igual forma, a operação também visa reprimir roubos de veículos e retirar as barricadas erguidas pelos bandidos para dificultar a ação dos agentes.
Agentes do 18ºBPM (Jacarepaguá) estão na linha de frente da ação, e até utilizaram um “caveirão” para entrar no local. A região, palco frequente de operações policiais, vive sob domínio da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Há décadas, moradores sofrem com as constantes guerras entre facções rivais pela disputa de território.
Moradores relatam que o clima na comunidade é tenso. E enviam imagens, através das redes sociais, mostrando que os criminosos atearam fogo em barricadas, para dificultar a operação.
A facção é responsável pela maioria dos conflitos armados na capital e no interior do estado. Além disso, investigações apontam que a Cidade de Deus serve como destino para a maioria dos veículos roubados na Avenida Brasil.
A operação segue em andamento, mas, até o momento, não há registro de prisões ou apreensões.