Neste domingo (28), a PM apreende balões em Niterói e Itaboraí, assim como em Magé. O Comando de Polícia Ambiental, da Polícia Militar, realiza fiscalizações para coibir a soltura de balões. Em Niterói, quatro balões gigantes acabaram apreendidos. A ação ocorreu no bairro do Sapê, na Região de Pendotiba, no local conhecido como Campo do Poço Largo. Além dos balões, os agentes encontraram uma bandeira, um botijão, um maçarico, uma caixa de fogos e duas bocas de balão.
Em outra frente de ação, com o auxílio de helicópteros, um balão que caiu na água na baía de Guanabara acabou apreendido. E como se já não bastasse este absurdo, algumas pessoas em um barco tentavam resgatar o objeto. Contudo, a chegada dos policiais impediu a ação. Duas pessoas foram conduzias para a delegacia.
Já em Niterói, policiais do #12BPM apreenderam quatro balões no Campo do Poço Largo, localizado no bairro do Sapê.
Além disso, uma bandeira, um botijão, um maçarico,
uma caixa de fogos e duas bocas de balão foram apreendidos na ocorrência que encontra-se em andamento.#PMERJ pic.twitter.com/BDzj3dbrS7— @pmerj (@PMERJ) May 28, 2023
Duas pessoas foram conduzidas à delegacia, na manhã deste domingo, por equipes do #CPAM.
A dupla tentava resgatar um balão na Baía de Guanabara. pic.twitter.com/brBNyhhRUp— @pmerj (@PMERJ) May 28, 2023
Em Itaboraí, no Leste Fluminense, a policiais militares do 35º BPM apreenderam um balão de cerca de 6 metros. Essa operação, executada com sucesso, aconteceu em Porto das Caixas. Além do balão, os agentes da lei também apreenderam uma bandeira de 12 metros. A Polícia também agiu em Magé.
Mais um balão apreendido pela @PMERJ, neste domingo.
Desta vez, a ocorrência foi realizada por policiais do #35BPM em Porto das Caixas, Itaboraí.
Além do balão de aproximadamente 6 metros, a equipe também apreendeu uma bandeira de 12 metros.
Ocorrência encaminhada à 71ª DP. pic.twitter.com/Kmb7ycKMen— @pmerj (@PMERJ) May 28, 2023
Crime
A legislação brasileira proíbe a fabricação, venda, transporte e a soltura de balões. A pena para esse crime: detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).