Planos inclinados do Rio transportam 600 mil pessoas em 2025

Planos inclinados do Rio transportam 600 mil pessoas em 2025 | Divulgação/RioLuz
Os cinco planos inclinados do Rio de Janeiro, administrados pela RioLuz, transportaram mais de 600 mil pessoas em 2025, reforçando a importância do serviço público gratuito para a mobilidade de moradores e turistas nas regiões do Pavão-Pavãozinho, Dona Marta, Outeiro da Glória, Nossa Senhora da Penna e Nossa Senhora da Penha.
O sistema registrou uma média diária de 16,4 mil usuários, funcionando como transporte essencial em áreas de forte inclinação. Mais do que vencer ladeiras, os planos inclinados são integrados à rotina das comunidades, servindo a pessoas com mobilidade reduzida, idosos, transporte de materiais, móveis, apoio à coleta de lixo e atendimento a turistas que visitam igrejas históricas e comunidades locais.
O sistema passou por revisão de contratos, melhorias estruturais e reforço de manutenção, gerando economia de quase meio milhão de reais sem comprometer a operação contínua do serviço.
“Os planos inclinados fazem parte da vida de milhares de cariocas. Economizar recursos e melhorar o serviço ao mesmo tempo é o caminho que seguimos em 2025 e vamos aprofundar em 2026”, afirmou o presidente da RioLuz, Rafael Thompson.
Serviço – Funcionamento dos planos inclinados
Plano Inclinado do Pavão-Pavãozinho
Funcionamento: 6h à meia-noite
Plano Inclinado da Comunidade Dona Marta
Funcionamento: 6h à meia-noite
Plano Inclinado da Igreja da Penha
Funcionamento: 6h30 às 18h (horários podem variar conforme mês e eventos da Basílica)
Plano Inclinado da Igreja da Penna
Segunda a sábado: 8h às 17h
Domingo: 8h às 20h
Plano Inclinado do Outeiro da Glória
Terça a sexta: 7h às 19h
Sábado: 7h às 14h
Período da Festa de Nossa Senhora da Glória (agosto):
Dia da comemoração: 6h às 22h
Demais dias: 7h às 20h



























