Pix ganha botão de contestação para devolução rápida de valores

Pix ganha botão de contestação para devolução rápida de valores | Bruno Peres/Agência Brasil
A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix podem acionar o botão de contestação para recuperar dinheiro perdido em golpes, fraudes ou situações de coerção.
O recurso, chamado de Mecanismo Especial de Devolução (MED), funciona diretamente no aplicativo do banco ou da instituição financeira, sem precisar ligar para o atendimento.
Como funciona
Quando o usuário pressiona o botão, o banco que recebeu o valor é avisado na hora. Se o saldo estiver disponível na conta do suspeito, o sistema bloqueia o dinheiro imediatamente.
Depois disso, os bancos têm sete dias para analisar a solicitação. Se confirmarem a fraude, o dinheiro volta para o usuário em até 11 dias.
O Banco Central ressalta que o bloqueio rápido aumenta muito a chance de recuperação antes que o golpista esvazie a conta.
Quando usar o botão
Use o botão de contestação em casos de:
-
Fraude: quando alguém engana o usuário;
-
Golpe: quando há transferência forçada ou induzida;
-
Coerção: quando há ameaça ou extorsão.
O botão não serve para erro de digitação da chave Pix, arrependimento de compra ou desacordos comerciais quando a outra parte agiu de boa-fé.
Novidade em novembro: caminhos do dinheiro
A partir de 23 de novembro, o MED também permitirá rastrear valores enviados para outras contas além da usada no golpe. Atualmente, golpistas transferem o dinheiro rapidamente para contas de terceiros. Com a nova regra, será possível recuperar valores mesmo após repasses, aumentando a eficiência do Pix.
A medida será obrigatória em fevereiro de 2026. Assim, a expectativa é de que mais usuários consigam recuperar dinheiro perdido.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI