Brasil

PF investiga causas do apagão que deixou parte do Brasil sem luz

PF investiga causas do apagão que deixou parte do Brasil sem luz

Foto: Reprodução – Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) anunciou nesta terça-feira, dia 22, a abertura de um inquérito policial para investigar as causas do apagão que ocorreu em todo o país no dia 15 de agosto. Até o momento, o apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal, deixando milhões de pessoas sem energia elétrica. Segundo a PF, a investigação está sendo conduzida em sigilo e busca apurar possíveis crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.

No dia do incidente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que solicitaria às autoridades competentes, como a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que investigassem as causas do apagão. Ele ressaltou a importância de se identificar se houve falhas técnicas, humanas ou até mesmo intencionais. Segundo o ministro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, não teria condições de determinar de forma precisa as causas do incidente.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

De acordo com o ONS, o apagão teve início às 8h30 do dia 15, com uma queda de aproximadamente 27% da carga total de energia elétrica. O desligamento da linha de transmissão 500 kV Quixadá-Fortaleza II, que pertence à Eletrobras Chesf, foi apontado como o ponto de partida do incidente. O operador informou que uma atuação incorreta no sistema de proteção da linha causou o seu desligamento. Após 600 milissegundos, as Proteções de Perda de Sincronismo (PPS) foram acionadas e permitiram a abertura controlada de linhas que conectam diferentes regiões do país, separando o Sistema Interligado Nacional (SIN) em três áreas elétricas.

Segundo o ONS, a recomposição das cargas em todas as regiões foi feita em poucos minutos após a queda de energia. Até as 10h, o fornecimento já estava normalizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O sistema elétrico foi totalmente restabelecido às 14h49.

Dessa forma, a investigação da Polícia Federal buscará esclarecer as causas exatas do apagão e determinar se houve algum tipo de sabotagem ou atentado contra a segurança do serviço de utilidade pública.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil