BrasilEconomiaEstado do Rio de Janeiro

Petrobras aumenta produção de petróleo e gás em 2,4%

Petrobras aumenta produção de petróleo e gás em 2,4% | Tânia Rêgo/Agência Brasil

Petrobras aumenta produção de petróleo e gás em 2,4% | Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Petrobras registrou um crescimento de 2,4% na produção de petróleo e gás natural no segundo trimestre de 2024, atingindo uma média de 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), destacando a evolução dos FPSOs e novos poços em operação.

No segundo trimestre de 2024, a Petrobras alcançou uma produção média de 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), refletindo um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A elevação teve impulso pelo ramp-up (início das atividades) dos FPSOs (navios-plataformas) Almirante Barroso, P-71, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, além da entrada em operação de 12 novos poços, sendo oito na Bacia de Campos e quatro na Bacia de Santos.

Apesar do crescimento anual, a produção caiu 2,8% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Esse declínio é atribuído às paradas para manutenção e ao declínio natural dos campos maduros.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Vendas de Derivados de Petróleo

As vendas internas de derivados de petróleo subiram 3,2% no trimestre, puxadas pelo diesel e GLP. O diesel S-10 alcançou 64% das vendas totais de óleo diesel, estabelecendo um novo recorde trimestral.

Emissões Atmosféricas

O relatório incluiu dados sobre emissões atmosféricas, registrando 21,4 milhões de toneladas de gases de efeito estufa no primeiro semestre de 2024, um aumento em comparação às 20,7 milhões de toneladas no mesmo período de 2023.

Refinarias

O fator de utilização total (FUT) das refinarias foi de 91% no segundo trimestre de 2024, mesmo com paradas programadas em diversas unidades. A participação do petróleo do pré-sal nas cargas das refinarias atingiu 69%, um recorde trimestral.

Produção de Derivados

Houve uma queda de 0,5% na produção total de derivados em comparação com o trimestre anterior. No entanto, a produção de QAV, gasolina e diesel aumentou, representando 69% do total refinado.

Gás Natural

Foram assinados contratos de fornecimento de gás natural com volume aproximado de 940 mil m³/d para consumidores livres, além de novos contratos com seis distribuidoras, incluindo um mecanismo de prêmio por performance. A venda de gás natural caiu cerca de 3 milhões de m³/dia em relação ao primeiro trimestre de 2024, devido ao aumento da participação de outros agentes de mercado.

Novas Plataformas

Entre os marcos do trimestre, destaca-se a chegada do FPSO Marechal Duque de Caxias ao Brasil, no campo de Mero, na Bacia de Santos. A plataforma iniciará operações no segundo semestre de 2024. O FPSO Maria Quitéria, com tecnologias de descarbonização, terá sua entrada em produção antecipada para o último trimestre de 2024. Vai operar no campo de Jubarte, na Bacia de Campos.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil